access_time26/09/2017 13:20

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da SMCT – Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, em parceria com a Secretaria Estadual de Turismo do RJ e com o Ministério do Turismo, anuncia a abertura de inscrições para cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), na modalidade EAD – Ensino à Distância, promovidos pelo Programa de Regionalização do Pronatec Turismo. As vagas são para todos os moradores de Duque e Caxias que tenham iniciado os estudos no ensino fundamental e que tenham no mínimo 15 anos de idade. O aluno tem que ter acesso a internet para acompanhar as aulas. Só é permitida uma inscrição por aluno (validado pelo CPF) e cada aluno só pode escolher um Curso. AS PRÉ-INSCRIÇÕES PARA OS CURSOS PRONATEC SE ENCERRAM A MEIA-NOITE DESTA SEGUNDA-FEIRA (02/10) . Consulte a lista, escolha seu curso e inscreva-se.

Servidores que não fizeram o recadastramento ficarão sem o pagamento a partir do mês de setembro

access_time13/10/2017 14:47

A Prefeitura vai suspender o pagamento a partir do mês de setembro de 339 servidores ativos e cargos comissionados que não se recadastraram nos meses de fevereiro a abril. A relação com o nome dos servidores foi encaminhada pela Secretaria Municipal de Administração a Secretaria Municipal de Fazenda para suspender o depóisito bancário. A relação com o nome dos servidores não recadastrados foi publicada no Boletim Oficial 6.467 que estará disponível na internet a partir desta segunda-feira (16/10). Confira: LEIA MAIS

PROFESSOR DE HISTÓRIA DE DUQUE DE CAXIAS CONQUISTA PRÊMIO DO MEC

access_time31/10/2017 17:03

O professor de História, Guilherme Moerbeck, da rede municipal de ensino de Duque de Caxias, recebeu o prêmio da 10a Edição – 2017 – Professores do Brasil. Prof. Guilherme conquistou o segundo lugar da Etapa Estadual de Avaliação – Ensino Fundamental 6º ao 9º ano, com o projeto “Da Atenas antiga à Duque de Caxias: cosmogonias, alteridade e consciência histórica no 6º ano do ensino fundamental.”

PMDC INICIA PARCERIA COM A UNIGRANRIO PARA MONITORAR EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL

person access_time24/10/2017 13:24

A Prefeitura Municipal de Duque de Caxias, através do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (DESANS), realizou na segunda-feira, dia 23 de Outubro, nas dependências da UNIGRANRIO, treinamento para acadêmicos do Curso de Nutrição e integrantes da equipe da Coordenadoria de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação. O treinamento contou com 25 participantes que receberam uma apostila elaborada pelo DESANS com informações sobre avaliação do estado nutricional e diagnóstico nutricional, de acordo com as recomendações da OMS (2006). Esse material será utilizado em todas as fases do projeto: treinamento; coleta, digitação e análise dos dados; confecção de relatórios; reuniões com gestores, diretores e familiares das crianças dos CCAICs; e publicação dos relatórios.

O cronograma acordado com os participantes prevê três visitas a cada unidade, entre outubro e dezembro de 2017. Todas as etapas do projeto serão coordenadas pela equipe do DESANS.

O projeto “Avaliação do perfil das crianças matriculadas nas Creches e Centro de Atendimento à Infância Caxiense (CCAIC)” será realizado pelo DESANS em parceria com a UNIGRANRIO e com a SME e tem como objetivo levantar informações para aprimorar o trabalho intersetorial realizado nos CCAICs e atender às Metas do 1º Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Lei nº 2718 de 27 de Dezembro de 2016, relacionadas a estes equipamentos de Segurança Alimentar e Nutricional.

O DESANS é o órgão do município de Duque de Caxias responsável por desenvolver ações de assessoramento e emissão de pareceres, no intuito de contribuir para a construção e aprimoramento de ações de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) e promoção do Direito Humano à Alimentação Adequada e Saudável (DHAA).
Ressalta-se que o monitoramento e a avaliação de políticas públicas são estratégias essenciais para qualificar e aprimorar as atividades de promoção da qualidade de vida e bem estar da população. Investir em ações desta natureza demonstra responsabilidade e zelo do gestor público com o bom desempenho de suas atribuições.

As unidades de CCAICs constituem-se em espaços de extrema relevância para a garantia da SAN e do DHAA das crianças com idades entre 1 e 6 anos incompletos e tem como objetivo principal recuperar o estado nutricional e realizar o acompanhamento social das crianças matriculadas.

Reconhecendo a importância histórica e estratégica dos CCAICs para a promoção do DHAA deste município, o DESANS vem imprimindo esforços no sentido de promover discussões intersetoriais para a construção de estratégias de monitoramento, aprimoramento e defesa desta política pública que representa uma conquista de toda a população caxiense.

Vale destacar que o Brasil vivencia o fenômeno da transição nutricional que é marcado pelo aumento da prevalência de excesso de peso e redução do baixo peso. Pelo fato dos CCAICs terem como premissa atender crianças em desnutrição, é de extrema importância avaliar o perfil nutricional e socioeconômico para que seja realizado o manejo nutricional bem como (re) avaliar os critérios de ingresso dessas crianças quanto ao ponto de corte referente à avaliação nutricional e as estratégias de triagem dos munícipes mais vulneráveis.