CAXIAS TERÁ ESCOLA PADRÃO EXPERIMENTAL EM METROLOGIA

person access_time19/01/2018 16:40

Duque de Caxias vai ganhar uma escola padrão experimental em metrologia com laboratórios profissionalizantes para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do EJA – Educação de Jovens e Adultos da rede municipal de ensino. O termo de cessão do prédio foi assinado com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – INMETRO, pelo prefeito Washington Reis e o presidente do instituto, Carlos Augusto Azevedo, na tarde desta sexta-feira (19), na sede da prefeitura, em Jardim Primavera. A unidade vai ser instalada no prédio da secretaria municipal de Educação localizado na Rua Piracicaba, no bairro Jardim Gramacho.

A gestão da escola será da FUNDEC - Fundação de Apoio à Escola Técnica, Ciência, Tecnologia, Esporte, Lazer, Cultura e Políticas Sociais de Duque de Caxias e as aulas ministradas por professores da rede municipal de ensino que serão capacitados e poderão fazer pós-graduação em metrologia. Os alunos terão aulas em tempo integral em laboratórios montados pelo INMETRO com equipamentos inovadores em ciência e tecnologia. A certificação será pela secretaria municipal de Educação.

Para o prefeito Washington Reis, a prefeitura deu mais um grande passo pensando no futuro dos jovens. “Essa parceria firmada com o INMETRO, que ajudou o governo em outras iniciativas, vai possibilitar a inauguração no município da primeira escola padrão em metrologia do país para alunos do ensino fundamental. A unidade vai transformar a vida de muitos jovens de nossa cidade e servirá de exemplo para todo o Brasil”, disse o prefeito Washington Reis.

O presidente do INMETRO, Carlos Augusto Azevedo, disse que a escola padrão terá salas temáticas e equipamentos certificados para o desenvolvimento dos conteúdos. Será uma escola experimental na testagem de produtos e equipamentos.

Participaram do ato o presidente da Fundec, Joílson Antônio Cardoso, a secretária municipal de Educação, Marise Moreira Ribeiro, o secretário municipal de Governo, João Carlos de Souza Brecha, e o vice-presidente da Fundec, Ed Wilson Lima da Silva, entre outras autoridades.