PROGRAMA ID JOVEM É LANÇADO EM DUQUE DE CAXIAS

person access_time25/09/2017 13:56
A Prefeitura de Duque de Caxias lançou o Programa Identidade Jovem, na última sexta-feira (22/09), na Câmara de Vereadores. O objetivo da cerimônia era apresentar o programa para os caxienses. O ID Jovem estima atender cerca de 16 milhões de pessoas entre 15 e 29 anos em todo o país, que terão mais acesso aos direitos garantidos pelo Estatuto da Juventude – Lei nº12.852/2013. Em Duque de Caxias, o programa será acompanhado pela Coordenadoria da Juventude (Cjuv). Cerca de 54 mil jovens estão aptos para se inscrever no ID Jovem, somente no município.

Com a identificação no programa, os usuários terão o benefício da meia entrada para acesso a eventos artísticos, culturais e esportivos, estabelecendo também os critérios para a reserva de vaga a jovens de baixa renda nos veículos do sistema de transporte público interestadual, assim como na isenção de taxa de inscrição no Enem.

Saiba mais sobre o programa:

Com relação à cultura, lazer e esporte, fica assegurado ao usuário do ID Jovem o pagamento de meia entrada (50% do valor cobrado no ingresso ao público em geral) em eventos artístico-culturais e esportivos.

Na área dos transportes, são reservadas por viagem, duas vagas gratuitas em cada veículo, trem ou embarcação do serviço convencional de transporte interestadual de passageiros. Depois de esgotadas as vagas gratuitas, são reservadas mais duas vagas com desconto de 50% no mínimo, no valor das passagens. Não vale para deslocamento entre municípios ou dentro do município. A reserva de assentos para os jovens é válida até três horas antes da partida do transporte.

A quem se destina?

A ID Jovem é destinada às pessoas com idade entre 15 e 29 anos, pertencentes a famílias com renda mensal de até dois salários mínimos e inscritos no Cadastro Único do Governo Federal, com informações atualizadas há pelo menos 24 meses. Para incluir ou atualizar os dados, os jovens devem procurar os Centros de Referência de Assistência Social – CRAS.

Como tirar o cartão ID Jovem?

Caso se enquadre nos critérios do programa, o cartão ID Jovem virtual poderá ser gerado após a inclusão e a validação dos dados pessoais no aplicativo para smartphones (APP) ou por meio do site do ID Jovem. Pelo APP, basta fazer o download do aplicativo, que está disponível gratuitamente nas principais lojas virtuais de aplicativos para smartphones. Ele é compatível com os sistemas operacionais mais comuns, como IOS, Android e Windows Phone. Feito o download, é preciso inserir os dados solicitados e gerar o cartão virtual, que ficará salvo no próprio aplicativo. Pelo site o processo é semelhante. O jovem deve acessar o endereço eletrônico http://www.caixa.gov.br/programas-sociais/id-jovem/Paginas/default.aspx e informar seus dados. Após a geração do cartão virtual, deve salvá-lo como imagem e imprimi-lo.