SIMULADO DE VAZAMENTO DE GÁS NO ENTORNO DA REDUC VAI SERVIR PARA TREINAR EQUIPES DE COMBATE A INCÊNDIO E VOLUNTÁRIOS

person access_time19/10/2017 15:58

Para treinamento e avaliação das equipes de voluntários e brigadas de incêndio das empresas localizadas no entorno da Refinaria Duque de Caxias – Reduc, a Associação das Empresas de Campos Elíseos – ASSECAMPE, em Duque de Caxias, vai realizar neste sábado (21/10), seu 18º simulado do Processo APELL/CE de alerta, preparação e emergência local. Agentes da defesa civil do município e do estado, juntos com cerca de três mil voluntários, profissionais de saúde e de segurança, entre outros órgãos públicos vão atuar na coordenação do combate ao “vazamento” de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) na sede da empresa Ultragaz.

A mobilização começa às 8h, na sede da ASSECAMPE (Rodovia Washington Luiz, km 113,7), de onde partirão primeiro as equipes do Grupamento de Operações com Produtos Perigosos (GOPP), dos Bombeiros, logo após o acionamento da sirene de alerta da empresa, às 9h. O combate inicial será da brigada de incêndio da empresa que contará com apoio das brigadas vizinhas que fazem parte do PAM – Plano de Ação Mútua.

Enquanto as equipes treinadas tentam evitar uma explosão nos tanques de gás da empresa, os voluntários vão percorrer 45 ruas da área de risco para retirada dos moradores que serão levados junto com “feridos” para o ponto de apoio na Escola Estadual Hélio Rangel (Rua Oessa), no Jardim Primavera. Serão 30 “vítimas” (três vermelhas, 7 amarelas e 20 verde).

No ponto de apoio, profissionais de saúde do município farão a avaliação do estado de saúde dos feridos e a transferência para o hospital estadual Adão Pereira Nunes e municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo, nos casos mais graves. Está prevista a participação na operação de socorro de UM helicóptero do Grupamento Aero e Marítimo da PM.

Nas ruas da área de risco, além dos voluntários, agentes da Defesa Civil e da Guarda Municipal ajudarão na organização do trânsito durante as ações de socorro às vítimas e de transporte das famílias até o ponto de apoio em ônibus cedidos pelas empresas de transporte de passageiros que circulam na região.

A última reunião com as autoridades e líderes das equipes de voluntários foi realizada na manhã desta quinta-feira (10), na sede do GOPP. Do treinamento vão participar, entre outros voluntários, equipes de bombeiros civis, escoteiros, desbravadores, de capelania e da Cruz Vermelha.

SERVIÇO:
Simulado do processo APELL/CE
Dia – 21/10
Horário:
– 8h - concentração na sede da ASSECAMPE (Rodovia Washington Luiz, km 113,7, junto a sede do GOPP e ao lado do portão principal da Reduc - Refinaria Duque de Caxias)
- 8h50 – Saída para empresa Ultragaz (na Avenida Fabor), onde será realizada a simulação de vazamento de GLP

- A partir das 10h – visita a Escola Estadual Hélio Rangel (Rua Oessa), no Jardim Primavera, transformada em ponto de apoio. Os observadores vão percorrer também as ruas localizadas na área de risco para verificar o estado de saúde dos moradores “feridos” durante a saída de suas casas e o trabalho dos voluntários.