PREFEITURA DE CAXIAS REFORMA E AMPLIA HOSPITAL MOACYR DO CARMO

person access_time20/10/2017 10:02

Recursos para obra estão disponíveis desde 2014 e não foram utilizados pela antiga administração, apesar da demanda cada vez maior de pacientes oriundos de cidades vizinhas, em virtude da crise financeira que afeta todo o estado

A Prefeitura de Duque de Caxias, através das Secretarias Municipais de Saúde e de Obras, iniciará uma importante reforma no Hospital Municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo. A unidade, que recebe pacientes do município e de várias cidades da Região Metropolitana, foi construída e inaugurada em 2008 pelo prefeito Washington Reis. Na ocasião, a obra foi realizada com recursos dos governos federal, do estado e da prefeitura, e ficou praticamente concluída, restando apenas o quarto andar para ser finalizado.

Durante os últimos oito anos, o hospital ficou praticamente sem manutenção e o quarto andar nunca foi inaugurado. Em 2014, uma emenda parlamentar garantiu novos recursos para a reforma mas, ainda assim, a mesma não aconteceu. Desde então, R$1.669.594,29 estão disponíveis e não foram utilizados. Desde que assumiu novamente o Executivo Municipal, o prefeito Washington Reis decidiu retomar e concluir a construção do maior hospital municipal da Baixada Fluminense, aguardando apenas a autorização da Caixa Econômica Federal para utilizar os recursos disponíveis e iniciar a obra.

Atualmente, a unidade conta com 320 leitos e capacidade para realizar 900 cirurgias por mês. Possui dois CTIs, uma unidade intermediária para atendimento neonatal e ala psiquiátrica. Com a reforma, a Prefeitura irá colocar o quarto andar em funcionamento e ampliar o número de leitos no hospital, com 56 novas vagas de enfermaria. A expectativa da PMDC é de que a obra dure aproximadamente 12 meses. A unidade é considerada referência em cirurgias de emergência e maternidade de baixo risco. O Hospital Municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo fica localizado à Rodovia Washington Luiz, na altura do Parque Duque, em Duque de Caxias.