CENTRO DE AUDIOLOGIA MUNICIPAL ENTREGA 900 APARELHOS AUDITIVOS PARA PACIENTES COM DEFICIÊNCIA

person access_time21/09/2018 16:41

Na manhã desta sexta-feira (21/09), o prefeito Washington Reis e o Secretário Municipal de Saúde, Dr. José Calos Oliveira, participaram da entrega de aparelhos auditivos para os pacientes diagnosticados com perda auditiva e que fazem tratamento no Centro de Saúde Auditiva do Hospital Municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo, inaugurado pela Prefeitura de Duque de Caxias no dia 13/08.

Serão 900 aparelhos auditivos que irão beneficiar 450 pacientes com perda de audição bilateral (nos dois ouvidos), não só do município de Duque de Caxias, mas de todo o estado. A direção da unidade calcula que até o final do mês de setembro todos os pacientes tenham recebido seus aparelhos.

O primeiro paciente a receber a prótese das mãos do prefeito Washington Reis foi o senhor Luiz Carlos Marques. Morador do município de Três Rios, ele foi diagnosticado com perda auditiva e está entre as dezenas de pessoas que iniciaram o tratamento no Instituto de Audiologia Santa Catarina (Duque de Caxias) e que, mesmo tendo o diagnóstico de perda auditiva comprovada desde 2012, só agora, no novo Centro de Saúde Auditiva do HMMRC, estão realizando o sonho de voltar a ouvir.

“Desde 2012 eu espero por esses aparelhos auditivos. Então, você imagina a minha alegria. A prefeitura está de parabéns por abrir este espaço para cuidar das pessoas com deficiência auditiva como eu. Eu estava cadastrado no Instituto Santa Catarina e todo o meu prontuário veio pra cá. Em menos de um mês eu compensei uma espera de seis anos. Fui muito bem atendido pelos médicos, sem falar no espaço que é bem melhor. Estou muito feliz!”, disse o paciente Luiz Carlos Marques.

Novo Centro de Saúde Auditiva do HMMRC

A Prefeitura de Duque de Caxias inaugurou no dia 13/08, o Centro de Saúde Auditiva do Hospital Municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo. O local conta com equipamentos de alta tecnologia como audiômetros, imitanciômetros, beras e hi-pro, que são aparelhos usados no tratamento e no combate à perda de audição.

A nova unidade de saúde do município conta com cerca de 40 funcionários, entre fonoaudiólogos, otorrinolaringologistas, neurologistas, pediatras, assistentes sociais, psicólogos e profissionais administrativos. Os pacientes com perda auditiva passarão por consulta médica e, em seguida, poderão ser submetidos a exames específicos.

“Estamos muito animados com este novo espaço que é único na Baixada Fluminense a oferecer centro cirúrgico para exames bera com sedação. Foram investidos aproximadamente R$ 700 mil em equipamentos e aparelhos que serão oferecidos a população sem nenhum tipo de custo. Nossa Duque de Caxias merece o que há de melhor,” disse o Prefeito Washington Reis.

Podem ser atendidas no Centro de Saúde Auditiva pessoas de qualquer idade. O atendimento é de 2ª a 6ª feira, das 7h às 17h, no primeiro andar do Hospital Municipal Moacyr Rodrigues do Carmo, que fica na Rodovia Washington Luiz.