SIMULADO DA DEFESA CIVIL SERÁ EXTERNO COM FURTO DE COMBUSTÍVEL DA PETROBRAS E INCÊNDIO DE CAMINHÃO TANQUE

person access_time14/11/2018 11:11

As frequentes ocorrências de furto de petróleo bruto e combustíveis nos oleodutos da Transpetro levou a Associação das Empresas de Campos Elíseos (ASSECAMPE) a transferir o exercício do simulado deste ano para uma área externa das empresas. Junto com equipes da defesa civil do estado e do município e cerca de três mil agentes públicos e voluntários do Processo Apell o treinamento será realizado no próximo sábado (17/11) na comunidade Saraiva por onde passam tubulações da empresa. A sirene dando início ao treinamento será acionada às 9h. O simulado é coordenado pela Defesas Civil do município.

COMO SERÁ

Durante tentativa de furto de combustível no oleoduto e do emprego de “trepanação” (é um processo que consiste em fazer um desvio em Tubulação para manutenção, derivação sem parar o fluxo da linha) ocorre um vazamento durante a transferência e o incêndio em um caminhão que estava sendo carregado. Dois meliantes não conseguem escapar sofrendo queimaduras graves. Devido ao risco de explosão da carreta, há a necessidade de desocupação dos moradores em um raio de 800 metros.

Com o alerta dado por moradores treinados são acionadas equipes do Corpo de Bombeiros e da empresa responsável pelos dutos. Os voluntários do Processo Apell também são acionados e saem às ruas para ajudar na remoção dos moradores de suas casas. Durante a retirada alguns sofrem acidentes e são resgatados pelos voluntários e levados para o ponto de apoio que será no Ciep 208 Alceu Amoroso Lima (Rua Professor Hélio Rangel), em Jardim Primavera. Os casos considerados graves são encaminhados para os hospitais municipal Moacyr Rodrigues do Carmo e estadual Adão Pereira Nunes.

Do treinamento participam, além dos bombeiros, agentes de segurança (PM e Polícia Rodoviária Federal), guarda municipal, técnicos ambientais do estado e do município, brigadas de incêndio das empresas do Polo Petroquímico, entre outras equipes de apoio. Dois helicópteros deverão participar do simulado.

Segundo o diretor executivo da ASSECAMPE, Jorge Rezende o simulado de acidente do Processo Apell em Duque de Caxias é o melhor do Brasil.

SERVIÇO

SIMULADO DE EMERGÊNCIA — furto de combustível em duto da TRANSPETRO, com vítimas e vazamento de petróleo, próximo à Comunidade Saraiva.

DIA – 17 DE NOVEMBRO

CONCENTRAÇÃO – 8h na ASSECAMPE (Rodovia Washington Luís, saída 114 - Campos Elíseos, ao lado do GOPP - Grupamento de Operações com Produtos Perigosos dos Bombeiros e próximo à entrada da Refinaria Duque de Caxias - REDUC).

ACIONAMENTO DA SIRENE – 9H