SAMU DC MINISTRA TREINAMENTO DE PRIMEIROS SOCORROS PARA ESTUDANTES DE ENFERMAGEM NO COLÉGIO MILITAR

person access_time17/11/2018 16:00

A Prefeitura de Duque de Caxias, através do Núcleo de Educação em Urgência (NEUR) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Duque de Caxias (SAMU 192 - DC) ministrou, no dia 24 de outubro, mais um Treinamento de Primeiros Socorros. Desta vez os contemplados foram os alunos do Curso Técnico de Enfermagem no Ensino Médio Profissionalizante do Colégio Brigadeiro Newton Braga - CBNB/ Diretoria de Ensino da Aeronáutica, localizado na Ilha do Governador. O convite foi feito pela Suboficial Enfermeira, Joélia de Jesus Alves.

A Coordenadora do NEUR/ SAMU 192 – DC, enfermeira Claudia Fidelis Basilio, e o coordenador médico, Dr. Diego Vieira Mendes, entendem a importância de contribuir com a formação do futuro profissional de enfermagem, através do treinamento para agir de forma correta em situações de emergência, evitando o agravamento destas vítimas.

O treinamento dos estudantes e equipe do CBNB contou com a presença da Coordenadora do Núcleo de Educação em Urgência – NEUR/SAMU192 DC enfermeira Claudia Fidelis Basilio; do instrutor do NEUR/ SAMU DC, enfermeiro Daniel Laprovita; do instrutor convidado do NEUR/SAMU, enfermeiro João do Nascimento; das acadêmicas de enfermagem da Unigranrio, Bruna Nobre, Juliana Gomes e Priscila Sumas.

O Treinamento teve duas etapas. A primeira abordando os aspectos teóricos com os seguintes tópicos: definição de primeiros socorros, crise convulsiva, manobra de Heimlich, hemorragias, queimaduras e suporte básico de vida. A outra foi com demonstração prática, utilizando manequins para simulação de situações reais, visando melhorar a qualidade e o desempenho do atendimento.