coronavírus
X
Mais pesquisados

PREFEITURA DE DUQUE DE CAXIAS CONFIRMA O PRIMEIRO CASO DE CORONAVÍRUS NO MUNICÍPIO

access_time23/03/2020 17:37

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, registra o primeiro caso confirmado de Covid-19 no município. Trata-se de uma mulher, de 23 anos, profissional de saúde e que trabalha em hospital privado do município do Rio de Janeiro. A paciente, sem histórico de viagem, foi atendida em hospital da rede privada, no município de Duque de Caxias, com quadro de síndrome gripal.

SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E DIREITOS HUMANOS DIVULGA LISTAGEM DAS NOVAS FAMÍLIAS CONTEMPLADAS PELO BOLSA FAMÍLIA.

access_time01/04/2020 17:48

Onze mil novos cadastros realizados até o dia 20/03, que estavam sendo avaliados pelo sistema foram liberados para concessão do beneficio. A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, publicou, hoje (01/04) a listagem contendo o nome do responsável familiar, NIS e bairro das famílias contempladas. Mesmo que não tenha recebido o cartão, basta levar Identidade e CPF ou o NIS em qualquer agência da CEF direto no caixa pra fazer o saque na data do seu pagamento. Aqui segue a listagem:

PREFEITURA DE DUQUE DE CAXIAS CONVOCA APROVADOS NO CONCURSO DE 2015 DA EDUCAÇÃO

access_time14/05/2019 11:46

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Educação, está convocando os candidatos aprovados no Concurso Público – Edital SME nº 001/2015 para suprir a necessidade de professores da rede municipal de ensino. Estão sendo chamados Professores Especialistas (Orientadores pedagógicos e educacionais), Estimuladores Materno Infantis, Professores I (Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências, Inglês, Artes e Educação Física) e Professores II, que são aqueles que atuam em turmas da Educação Infantil ao primeiro segmento do Ensino Fundamental.

DUQUE DE CAXIAS COMEMORA O DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO PROMOVENDO PALESTRAS E DEBATES

DUQUE DE CAXIAS COMEMORA O DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO PROMOVENDO PALESTRAS E DEBATES

person access_time17/10/2017 12:27

A Prefeitura de Duque de Caxias, por meio do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (DESANS), da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN-DC) e do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA-DC), promoveu nesta segunda-feira, 16/10, Dia Mundial da Alimentação, um encontro com o tema “Mude o futuro da migração. Investir na Segurança Alimentar e no Desenvolvimento Rural”. O evento aconteceu no espaço da Igreja Wesleyana Central da Mantiquira, em Xerém, 4º Distrito.


As boas-vindas aos participantes ficou a cargo da presidente do CONSEA-DC, Solange Bergami e da diretora do DESANS, Claise Alves. Em seguida foi aberto o Painel com a participação das palestrantes Mariella Camardelli (Agrônoma e Pesquisadora da EMBRAPA) e Juliana Casemiro (Nutricionista, Professora da UERJ e integrante do Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional), abordando o tema “A relação da Agricultura com a Segurança Alimentar e Nutricional”, que foi muito bem recebido pelos participantes do encontro. Foram debatidas questões como a importância da Agricultura Familiar para a garantia da Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), a produção agroecológica como prática coletiva e de proteção a biodiversidades, a relevância dos circuitos pequenos de comercialização que colocam em contato direto o produtor e o consumidor, o necessário resgate da cultura alimentar local e o cozinhar como promoção da Alimentação Saudável, a capacitação e qualificação dos diferentes atores para a efetivação da Política de SAN, na perspectiva da garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada.


A programação contou ainda com a participação da secretária Municipal de Educação, Marise Moreira; do subsecretário Municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca, Manoel Figueiredo; e do subsecretário Municipal de Trabalho, Emprego e Renda, Celso Lopes, na mesa que tratou do tema “Desenvolvimento Rural e a SAN em Duque de Caxias”. Eles falaram das ações e projetos desenvolvidos por suas secretarias que podem contribuir para o desenvolvimento rural.


Ao final das exposições o público, formado em sua maioria por lideranças da sociedade civil, governamental, agricultores e estudantes, teve a oportunidade de fazer perguntas e manifestar opiniões sobre os temas expostos.
Reunir estes diferentes campos de atuação hoje, no Dia Mundial da Alimentação, é de grande importância e reflete o esforço Intersetorial que a pauta da SAN exige, que não implica somente em fornecer alimentos para suprir a demanda calórica do corpo humano. Requer uma abordagem mais ampla, que pense no acesso digno e na qualidade do alimento. Para isso, devemos considerar outros fatores, como um modelo de agricultura que promova a inclusão social e a conservação do meio ambiente, a organização de mercados e preços justos e o respeito à diversidade cultural de cada população, que é manifestada no ato de comer.

Sobre o Dia Mundial da Alimentação

Esta comemoração, que teve início em 1981, é atualmente celebrada em mais de 150 países como uma importante data para conscientizar a opinião pública sobre Alimentação e Nutrição.

A data de 16 de outubro, corresponde também à fundação da FAO (Food and Agriculture Organization), Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura.

folder_openTags