coronavírus
X
Mais pesquisados

PREFEITURA DE DUQUE DE CAXIAS CONFIRMA O PRIMEIRO CASO DE CORONAVÍRUS NO MUNICÍPIO

access_time23/03/2020 17:37

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, registra o primeiro caso confirmado de Covid-19 no município. Trata-se de uma mulher, de 23 anos, profissional de saúde e que trabalha em hospital privado do município do Rio de Janeiro. A paciente, sem histórico de viagem, foi atendida em hospital da rede privada, no município de Duque de Caxias, com quadro de síndrome gripal.

SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E DIREITOS HUMANOS DIVULGA LISTAGEM DAS NOVAS FAMÍLIAS CONTEMPLADAS PELO BOLSA FAMÍLIA.

access_time01/04/2020 17:48

Onze mil novos cadastros realizados até o dia 20/03, que estavam sendo avaliados pelo sistema foram liberados para concessão do beneficio. A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, publicou, hoje (01/04) a listagem contendo o nome do responsável familiar, NIS e bairro das famílias contempladas. Mesmo que não tenha recebido o cartão, basta levar Identidade e CPF ou o NIS em qualquer agência da CEF direto no caixa pra fazer o saque na data do seu pagamento. Aqui segue a listagem:

PREFEITURA DE DUQUE DE CAXIAS CONVOCA APROVADOS NO CONCURSO DE 2015 DA EDUCAÇÃO

access_time14/05/2019 11:46

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Educação, está convocando os candidatos aprovados no Concurso Público – Edital SME nº 001/2015 para suprir a necessidade de professores da rede municipal de ensino. Estão sendo chamados Professores Especialistas (Orientadores pedagógicos e educacionais), Estimuladores Materno Infantis, Professores I (Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências, Inglês, Artes e Educação Física) e Professores II, que são aqueles que atuam em turmas da Educação Infantil ao primeiro segmento do Ensino Fundamental.

CAISAN-DC PROMOVE PALESTRA SOBRE SEGURANÇA E INSEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL PARA ALUNOS DE TÉCNICO DE ENFERMAGEM DA FUNDEC

CAISAN-DC PROMOVE PALESTRA SOBRE SEGURANÇA E INSEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL PARA ALUNOS DE TÉCNICO DE ENFERMAGEM DA FUNDEC

person access_time04/11/2022 09:29

Nesta quinta-feira (03/11), foi realizada uma palestra para os alunos de Técnico de Enfermagem da FUNDEC, em homenagem ao Dia Mundial da Alimentação, comemorado no dia 16 de outubro. Ministrada no auditório do Museu Ciência e Vida, no bairro 25 de Agosto, por Izabel Joia, coordenadora de Projetos de Segurança Alimentar e Nutricional do DESANS de Duque de Caxias, a palestra seguiu o tema da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) deste ano - “Ninguém fica para trás: melhor produção, melhor nutrição, melhor meio ambiente e uma vida melhor”. A palestra foi uma ação de educação alimentar e nutricional da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional de Duque de Caxias (CAISAN-DC) e contou com apoio da FUNDEC.

Em sua participação, Izabel Joia falou sobre a FAO, com quase 200 países membros, e seus esforços para combater a fome em todo o mundo. Ressaltou que todos “têm o direito ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade e em quantidade suficiente”. Mostrou dados atuais sobre insegurança alimentar e nutricional e apresentou o Guia Alimentar para a População Brasileira, documento elaborado pelo Ministério da Saúde em parceria com pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP).

Foram destaques na palestra a explicação de que obesidade também é uma situação de insegurança alimentar e nutricional (“podem ser casos de pessoas que têm acesso a alimentos em quantidade, mas não em qualidade”, informou a palestrante), a diferença entre alimentação e nutrição (“muita coisa do que nos alimentamos não tem os nutrientes que necessitamos para viver e pode nos fazer mal”) e a nova classificação dos alimentos de acordo com o Guia Alimentar: alimentos in natura, ingredientes culinários processados, alimentos processados e produtos ultraprocessados: “devemos ter os alimentos in natura na base da nossa alimentação diária, limitar o consumo de alimentos processados e evitar os produtos e ingredientes culinários ultraprocessados”, explicou a nutricionista do DESANS.

A CAISAN-DC está planejando o lançamento oficial do 2º Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (2º PLAMSAN) e acompanhando a implantação de suas 41 metas que buscam garantir uma melhor segurança alimentar e nutricional, além do direito à alimentação adequada dos duque-caxienses. Funcionando desde 2015, a CAISAN de Duque de Caxias conta com representantes do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (DESANS) e FUNDEC, além de mais 10 setores da administração pública: as secretarias de Governo, Saúde, Educação, Agricultura, Meio Ambiente, Trabalho e Renda, Esporte e Lazer, Cultura e Turismo, Comunicação Social e Assistência Social.

folder_openTags