coronavírus

HOSPITAL VETERINÁRIO DE DUQUE DE CAXIAS COMPLETA UM MÊS COM MAIS DE 3.475 ATENDIMENTOS REALIZADOS

access_time02/08/2022 19:27

O município de Duque de Caxias, em especial os “pets”, ganharam nesta segunda-feira, 1º de agosto, um motivo muito especial para comemorar. Ao completar um mês de funcionamento, o Hospital Municipal Veterinário superou todas as expectativas, batendo a marca de 3.475 atendimentos realizados nesse período.

IPTU 2024: CONTRIBUINTE DE DUQUE DE CAXIAS TEM ATÉ O DIA 24 DE JANEIRO PARA PAGAR O IMPOSTO COM 7% DE DESCONTO

access_time08/01/2024 15:33

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Fazenda, divulga a tabela de pagamento do IPTU 2024. Conforme estabelecido pelo calendário tributário da cidade para o exercício financeiro de 2024, o pagamento do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) poderá ser realizado em cota única, com duas opções de vencimento:

PREFEITURA DE DUQUE DE CAXIAS CONFIRMA O PRIMEIRO CASO DE CORONAVÍRUS NO MUNICÍPIO

access_time23/03/2020 17:37

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, registra o primeiro caso confirmado de Covid-19 no município. Trata-se de uma mulher, de 23 anos, profissional de saúde e que trabalha em hospital privado do município do Rio de Janeiro. A paciente, sem histórico de viagem, foi atendida em hospital da rede privada, no município de Duque de Caxias, com quadro de síndrome gripal.

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE DUQUE DE CAXIAS IMPLEMENTA AÇÕES CONTRA O PRECONCEITO

person access_time16/05/2024 14:11

A Rede Municipal de Ensino de Duque de Caxias tem trabalhado o tema antirracismo com alunos do 6º ao 9º Ano de Escolaridade, através de um diálogo aberto, didático e necessário. A iniciativa partiu da Coordenadoria de Ensino Fundamental Anos Finais (CEF ll) ao dar visibilidade à oficina “Leitura em Dialogo – Antirracismo”, ministrada pela professora de Língua Portuguesa da rede, Fabiana Brandão.

A ação começou a percorrer as escolas no início do mês de abril e ficará até o final de maio. Atualmente, são 12 unidades inscritas no programa que, nos próximos meses, abordará outros temas, como Circuito de Emoções e Respeito às Diversidades. “Fomentar a leitura, a literatura e o diálogo com assuntos atuais e relevantes é fundamental. Vamos levar os alunos a refletirem suas ações no cotidiano escolar”, destacou Vilma Soares, responsável pela CEF ll.

De acordo com Vilma, trabalhar o tema antirracismo na oficina é uma estratégia para agregar a um outro projeto. “Estamos finalizando um documento com as ações e proposições pedagógicas apresentadas por nossos professores do 2º segmento sobre esse tema para serem implementadas nas escolas”, pontuou Soares.

Na oficina "Leitura em Diálogo", em meio a uma aula dinâmica e criativa, a professora dialoga com os alunos sobre textos antirracistas, poemas de Conceição Evaristo, imagens de autoidentificação a partir de obras de um artista plástico, música e vídeo educativo, entre outras metodologias, de acordo com a turma.

“O que eu trago aqui é o letramento racial, sem radicalismo. Explico de maneira que o aluno possa entender e aproveitar os saberes que ele tem para se apropriar da sua cultura, da sua cor, da sua beleza, da sua diferença. O objetivo é promover não só a conscientização, mas formas de combate ao racismo”, explicou a professora Fabiana Brandão.

Na E.M Brasília, por exemplo, os alunos participaram ativamente. Eles relataram vivências e até se emocionaram. “Todo mundo é igual, só muda o cabelo, mas o sangue é vermelho”, disse Laysla Beatriz Santos, de 11 anos. Já Clara Germano, de também 11 anos, afirmou que não se importa com a opinião alheia. “A minha autoestima é o meu cabelo. Não ligo para o que os outros falam”, acrescentou a estudante.