EDUCAÇÃO EM MOVIMENTO TRANSFORMA A REDE MUNICIPAL DE DUQUE DE CAXIAS NOS PRIMEIROS 100 DIAS DE GESTÃO

A Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias promoveu nos primeiros 100 dias da nova gestão avanços significativos, reafirmando o compromisso com uma educação pública de qualidade, inclusiva e conectada com as necessidades da população.
Entre os principais marcos desse período está a entrega de cinco novas unidades escolares, sendo três escolas — Francisco Oswaldo Neves Dornelles (Bom Retiro), Montese (Vila Canaã) e a Bilíngue Professora Maria Helena Tenório Cavalcanti (Pantanal) — e duas creches — Hydekel de Freitas Lima (Vila Ideal) e Fábio Tenório Cavalcanti (Pantanal). Ao todo, essas unidades oferecem cerca de duas mil novas vagas para estudantes da rede.
Além disso, foram iniciadas as obras de duas novas instituições de ensino: uma creche no Parque Império e a Escola Municipal Bilíngue Evangelista Billy Graham, que será instalada no antigo prédio do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Duque de Caxias (IPMDC), no centro da cidade. Atualmente, sete escolas e mais quinze creches estão em construção, demonstrando o investimento contínuo na ampliação da rede.
Entre março e abril, mais de mil crianças foram matriculadas, totalizando 78.208 alunos atendidos pela rede municipal até o momento. A educação inclusiva também avançou: 3.935 estudantes da Educação Especial estão sendo atendidos, com a contratação de 295 novos Agentes de Apoio à Inclusão e a criação de 295 turmas de Atendimento Educacional Especializado (AEE).
Com foco na inclusão, a secretaria implementou políticas públicas voltadas aos estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), pautadas em redes de apoio intersetorial e articulação de saberes locais, promovendo o enfrentamento das barreiras à participação plena e ao aprendizado escolar.
No campo da inovação, a infraestrutura digital foi reforçada com a ampliação do sistema e-Duque e a entrega de laptops para todos os gestores escolares. Já o Programa Educa Caxias avança com ações voltadas à melhoria estrutural das unidades, capacitação contínua de professores e gestores, além da implementação do Plano Municipal de Alfabetização e do Sistema Municipal de Avaliação e Monitoramento da Aprendizagem. A formação de gestores será estratégica para elevar os índices de desempenho no Ideb.
A parceria com a Secretaria Municipal de Obras tem garantido agilidade nos reparos das unidades escolares, proporcionando melhores condições de trabalho e aprendizado. A gestão também promoveu a posse de diretores e vice-diretores eleitos para o biênio 2025/2026, fortalecendo a liderança nas escolas.
Outro destaque é o concurso público com mil vagas para os cargos de Professor I, Professor II e Professor Especialista, além da convocação de 13 novos professores de Informática Educativa e 38 professores PI.
A alimentação escolar foi reforçada com a oferta de duas refeições diárias — desjejum e almoço e/ou almoço e lanche — para todos os estudantes. Já nas escolas bilíngues, os alunos recebem quatro refeições ao longo do dia.
O transporte escolar também tem avançado. A chegada de um novo ônibus escolar, adquirido junto ao Governo Federal, já beneficia cerca de 190 estudantes da Escola Municipal Santo Izidro, localizada na área rural. Novos veículos estão previstos para ampliar esse atendimento.
A Secretaria Municipal de Educação, já tem mais de 160 escolas e creches com ares-condicionados e vem trabalhando para concluir a climatização nas que faltam, onde os prédios precisam de aumento de carga de energia. As melhorias e benfeitorias são muitas e visíveis, o que afirma o compromisso da Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Educação com uma educação pública de qualidade, inclusiva e conectada com as necessidades da população.