DIA DAS MÃE PET: PREFEITURA PROMOVE AÇÃO CHEIA DE CARINHO PARA MAMÃES DE ANIMAIS

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Proteção Animal, realizou uma grande ação de dias das mães na Praça Bandeira, na Vila São Luis, primeiro distrito. O evento homenageou as mães em todas as suas formas de cuidado, inclusive as que exercem a maternidade por meio do cuidado com seus animais de estimação, as mamães de pets. Serviços como microchipagem, vacinação antirrábica, feira de adoção, oficina de pintura e orientações veterinárias foram bastante procurados. A ação foi realizada em parceria com o Governo do Estado e as Secretarias Municipais de Fazenda, Saúde e Meio Ambiente. Durante o evento, a população recebeu orientações sobre a Sala do Empreendedor — um programa que oferece projetos e oficinas voltados ao apoio de pequenos empreendedores, especialmente, o incentivo ao empreendedorismo feminino — e também teve acesso à vacinação contra o sarampo e a influenza, além de orientação sobre marcações de exames.
A secretária de Proteção Animal, Michele Tavares, falou sobre a importância do evento festivo, porém educativo. “É importante pegar uma data festiva como a de hoje, Dia das Mães, para promover ações que nos aproximem da população. A Secretaria de Proteção Animal tá fazendo microchipagem, vacinação, feira de adoção, ações educacionais e inserindo também serviços essenciais, como a Sala do Empreendedor e o Direito do Consumidor. A finalidade da nossa secretaria é, num primeiro momento, percorrer o município falando sobre a importância do desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a causa animal. Por isso, a importância de ações como essa para o combate aos maus-tratos, que é o nosso grande desafio”, destacou.
O projeto Empoderadas ofereceu serviços de beleza e acolhimento psicológico. A OAB-DC promoveu conscientização sobre os direitos dos animais. O Procon orientou o público sobre direitos do consumidor, enquanto a Fundec realizou apresentações musicais. Alunos da Estácio de Sá prestaram orientações nas áreas de Direito, Enfermagem e Medicina Veterinária. A Cedae distribuiu mudas de árvores e água, e o Poupa Tempo RJ prestou atendimentos relacionados a documentos. A Patrulha Maria da Penha levou informações sobre direitos e proteção às mulheres vítimas de violência.