SECRETARIA DE DEFESA ANIMAL DEU INÍCIO A OPERAÇÃO DE DOIS CASTRAMÓVEIS COM ATENDIMENTO GRATUITO

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Proteção Animal, deu início nesta segunda-feira (30) à operação de dois castramóveis que vão oferecer atendimento gratuito à população. As primeiras unidades estão instaladas na Praça de Imbariê e na Praça de Nova Campina, no Terceiro Distrito, onde permanecem até esta terça-feira (1º). Com capacidade para realizar cerca de 100 castrações por dia em cada unidade, a iniciativa tem como objetivo promover o controle populacional de cães e gatos de forma segura e gratuita, além de incentivar a guarda responsável e reduzir os casos de abandono.
A secretária municipal de Proteção Animal, Naná, destacou a importância do serviço gratuito e itinerante. “A castração é uma das principais ferramentas de saúde pública e bem-estar animal. Com os castramóveis, conseguimos levar esse cuidado até os bairros dos quatro distritos, facilitando o acesso da população ao serviço e garantindo um atendimento seguro e de qualidade aos animais”, afirmou.
Cada unidade conta com equipe veterinária especializada, estrutura adequada para triagem e realização das cirurgias. Todo o processo é gratuito e feito mediante agendamento prévio, para garantir conforto e segurança aos tutores e seus pets. Morador de Imbariê, Paulo Sérgio Moreira, 67 anos, aproveitou a oportunidade para castrar seu gato Juquinha. “Eu queria muito castrar o Juquinha e veio esta oportunidade gratuita. Esse serviço chegou na hora certa. Tudo foi feito com muito cuidado e carinho”, frisou.
A esteticista Michele Pinho levou seu gato Frederico, de sete meses, para o procedimento. “A castração é um ato de amor. A gente evita doenças, melhora o comportamento do animal e ainda ajuda a reduzir o número de bichinhos abandonados nas ruas. Eu gostei muito porque eu fiz o cadastro e já me ligaram marcando pra hoje. Foi rápido”, declarou.
A Secretaria de Proteção Animal informa que o cronograma das próximas localidades será divulgado nos canais oficiais da Prefeitura. Vale ressaltar que para que o animal seja castrado é necessário prévio cadastro, o animal precisa ter entre seis meses e seis anos e pesar de três a 15 quilos. A meta é levar os castramóveis aos quatro distritos, garantindo mais saúde e dignidade aos animais de todo o município.