SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE APRESENTA RELATÓRIO QUADRIMESTRAL NA CÂMARA MUNICIPAL DE DUQUE DE CAXIAS

person access_time29/09/2021 15:51

Informações são provenientes dos relatórios gerenciais do Sistema de Informação sobre o Orçamento Público em Saúde (SIOPS)

Na última segunda-feira, 27/09, a Câmara de Duque de Caxias sediou audiência pública da Secretaria Municipal de Saúde para prestação de contas referentes ao segundo quadrimestre de 2021 (maio a agosto). Conforme a Lei Complementar nº 141/2012 e a Resolução do Conselho Nacional de Saúde (CNS) nº 459/2012, a pasta precisa apresentar ao Legislativo um relatório detalhado da gestão da Saúde. A audiência foi presidida pelo vereador Nivan de Almeida e contou ainda com a presença do presidente da Casa, Celso do Alba, e do vereador Alex da Juliana do Táxi.

A subsecretária de Atenção Básica da Saúde, Flávia Costa, e a diretora do Departamento de Atenção à Saúde, Célia Guerra, fizeram a explanação do relatório com os números de atendimentos e valores investidos na saúde da população de Duque de Caxias. O secretário municipal de Saúde, Dr. Benito Accetta, falou brevemente sobre as ações da Prefeitura relacionadas à saúde. “Caxias se tornou referência regional. Os municípios vizinhos encontraram o caminho das pedras”, afirmou.

As informações apresentadas são provenientes dos relatórios gerenciais do Sistema de Informação sobre o Orçamento Público em Saúde (SIOPS). Conforme o relatório, o total da receita realizada pelo município foi de R$ 2.462.371.873,77. A Prefeitura investiu mais de R$ 352 milhões em recursos próprios.

A receita arrecadada entre a Secretaria Municipal de Saúde, o Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde foi de R$ 309.659.244,97. Em ações de combate ao coronavírus (Covid 19) foram utilizados R$ 42.085.862,42. O percentual de aplicação em ações e serviços públicos de Saúde sobre a receita de impostos líquida e transferências foi de 28,60%.

Para o enfrentamento específico à Covid 19, o destaque foi para o Hospital Municipal São José, adquirido pela Administração Municipal e inaugurado em maio de 2020 para ser referência no tratamento do novo Coronavírus. No total, foram 3.524 procedimentos, englobando internações em UTI, leitos clínicos, altas e outros procedimentos.

Conforme o relatório, o Hospital Municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo realizou 2.713 cirurgias eletivas e emergenciais. A Maternidade de Santa Cruz da Serra, nos meses de maio a agosto, atingiu 15.515 procedimentos como consultas e internações, parto cesáreo, parto normal com obstetra e com enfermeira obstetra, wintercuretagem, laqueadura de trompas gestantes e teste de orelhinha externo.

Na UPA 24h (Walter Garcia) foram feitas 32.406 consultas classificadas entre Emergência (prioridade imediata); Urgência (alta prioridade); Pouca urgência (média prioridade) e Não urgência (baixa prioridade). Na UPA Beira Mar, foram 35.944 atendimentos. Já o Centro de Referência em Atenção à Saúde da Mulher (CRAESM) realizou 57.316 atendimentos em diversas especialidades. Os Centros Especializados em Reabilitação (CER) II e IV e o Centro de Fisioterapia Lourival Franco alcançaram 94.046 consultas e exames.

O Hospital Municipal Duque de Caxias registrou 144.165 atendimentos em diversas especialidades. O Hospital do Olho Julio Cândido de Brito realizou 388.656 procedimentos oftalmológicos. Já o Hospital Infantil Ismélia Silveira realizou 20.066 atendimentos entre consultas, internações e cirurgias. As Unidades pré-hospitalares de Saracuruna, Parque Equitativa, Campos Elíseos, Pilar, Imbariê e Xerém totalizaram 281.435 atendimentos ambulatoriais e de emergência e a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), 6.827 atendimentos no 2º quadrimestre de 2021.

Ao final da apresentação do relatório, o secretário municipal de Saúde, Dr. Benito Accetta, reforçou a importância e o comprometimento do Poder Executivo com a transparência e colocou-se à disposição para demais esclarecimentos aos vereadores e à população duquecaxiense.