DUQUE DE CAXIAS AVANÇA NO COMBATE AO MOSQUITO AEDES AEGYPTI E NA DIMINUIÇÃO DE CASOS DE DENGUE NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2025

O primeiro semestre de 2025 registrou um declínio importante nos registros de casos de dengue no município de Duque de Caxias. Os relatórios apresentados pela Secretaria Municipal de Saúde, através da Superintendência de Vigilância Ambiental, Vetores e Zoonoses (SVAVZ), informam que o município duque-caxiense fechou o mês de junho de 2025 com o registro de oito casos de dengue, um número muito inferior aos 320 casos registrados no mês de janeiro.
Esse avanço é resultado direto do esforço e da dedicação dos Agentes de Combate às Endemias, que atuam diariamente nas ruas, vistoriando residências, orientando moradores, eliminando focos do mosquito e tratando recipientes, quando necessário, para que não haja a proliferação do Aedes Aegypti. O uso dos carros e das motos Fumacê nas atividades de bloqueio, em casos de notificações das arboviroses transmitidas pelo mosquito, também faz parte da estratégia de combate a esse mosquito. Além disso, os mutirões de Combate à Dengue têm sido fundamentais para ampliar a cobertura das ações, especialmente em áreas com maior vulnerabilidade.
A Superintendência de Vigilância Ambiental, Vetores e Zoonoses (SVAVZ) ressalta que a luta contra a dengue é coletiva e que é necessário manter a vigilância ativa, mesmo em períodos de queda nos números. Essa vitória contra o mosquito não seria possível sem a participação da população. Um simples hábito de reservar 10 minutos por semana, com o objetivo de vistoriar o quintal, as calhas, as caixas d’água e outros recipientes que possam acumular água parada, faz toda a diferença!
Nesse cenário, a queda nos números não é apenas uma estatística: é o reflexo da força de uma comunidade unida pela saúde e pelo bem-estar.
Disque Dengue
A Superintendência de Vigilância Ambiental, Vetores e Zoonoses do município de Duque de Caxias tem como função a execução das ações, as atividades e as estratégias de vigilância, de prevenção e de controle de zoonoses e arboviroses, de relevância para a saúde pública no município. O atendimento ao público acontece pelo Whatsapp do Disque Dengue: (21) 2342-1810, ou presencial, na sede da Superintendência, localizada na Av. Actura, nº 30 - Campos Elíseos, de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h. O contato por e-mail pode ser feito através do endereço eletrônico: disquedenguedc@gmail.com.