DUQUE DE CAXIAS APLICA A SEGUNDA DOSE DA VACINA CONTRA A COVID-19 EM PROFISSIONAIS DA SAÚDE

person access_time08/02/2021 11:32

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, começou a aplicar, nesta segunda-feira (08/02), a segunda dose da vacina contra o novo Coronavírus. Na manhã de hoje, os funcionários do Hospital Municipal São José, Hospital Municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo, UPA Beira Mar e Maternidade de Santa Cruz da Serra receberam a segunda dose do imunizante.

Para a primeira enfermeira vacinada na cidade e também a primeira profissional da saúde a receber a segunda dose no município, Elisângela Luiza da Silva Campos, de 44 anos, este momento é muito importante porque garante uma proteção ainda maior contra a Covid-19. Elisângela reforçou também que a população deve continuar seguindo os protocolos sanitários a fim de evitar a propagação do contágio decorrente do vírus. “É preciso utilizar máscaras, evitar aglomerações, porque a maior medida contra o coronavírus ainda é a prevenção”, aconselhou.

Em sua fala, o prefeito Washington Reis destacou o cuidado com os funcionários que trabalham na área da saúde. “Temos o dever de vacinar todos os trabalhadores da saúde e estamos fazendo com competência e respeito. Começamos, hoje, a aplicar a segunda dose e, se Deus quiser, iremos imunizar todos os moradores de Duque de Caxias e acabar com essa doença”, declarou.

Alinhado a fala do prefeito, o secretário de Saúde, dr. José Carlos de Oliveira, salientou o trabalho realizado com eficiência e coragem pelos profissionais que atuam na linha de frente contra a Covid-19. “Nossos profissionais são corajosos e extremamente competentes. Quero aproveitar o momento e agradecer a dedicação de todos”, declarou.

Até o momento, o município recebeu cerca de 20 mil doses das vacinas Coronavc e Oxford/Aztrazeneca. Desse total, aproximadamente 15 mil pessoas já receberam a primeira dose do imunizante na cidade de Duque de Caxias.

A vacinação contra a Covid-19 em Duque de Caxias segue a seguinte programação:

* Servidores da Saúde  – os profissionais começaram a receber a segunda dose da vacina.

* Idosos acamados – Maiores de 80 anos: Aqueles que estão enfermos ou têm impedimentos de saúde para locomoção, recebem a visita das equipes das Unidades de Saúde da Família (USF) para a aplicação da primeira dose da vacina. Os idosos que não estão cadastrados em área de USF, devem buscar informações de como fazer esse cadastro, na unidade de saúde municipal próxima à residência.