PREFEITURA FAZ TESTE RÁPIDO PARA CORONAVÍRUS NOS FUNCIONÁRIOS ATIVOS DA SAÚDE E SEGURANÇA DE CAXIAS

person access_time05/05/2020 12:18

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, informa aos profissionais ativos da rede de Saúde e de Segurança do município, sobre como proceder para a realização do Teste Rápido para Coronavírus. O teste, disponibilizado pelo Ministério da Saúde, é do tipo SARS-COV-2 Antibody test®?, devidamente autorizado pela Anvisa, e detecta anticorpos IgM/IgG. Os testes rápidos disponibilizados são destinados exclusivamente para este público de trabalhadores, em conformidade com a Nota Técnica 04/2020 SAPS – MS e nota informativa nº 02/2020 SAPS – MS.
Os testes rápidos de Covid-19, para os funcionários ativos da saúde e da segurança municipal, tiveram início em 08 de abril no município. Até o momento foram contemplados 550 trabalhadores das duas áreas. Para o agendamento do teste, os trabalhadores das áreas da saúde e da segurança pública municipal devem ficar atentos às condições para realização do mesmo, conforme determina as referidas notas:
- "O teste rápido deve ser realizado apenas em pessoas sintomáticas, que receberam diagnóstico de síndrome gripal” (NT 04/2020 SAPS-MS); e que
- "Os testes devem ser aplicados em pessoas cujos sintomas compatíveis com síndrome gripal tenham se iniciado há pelo menos 8 dias" (NI 2/2020-SAPS-MS).
É importante ressaltar que os pacientes que não possuem os quadros acima assinalados e que efetivamente não estejam no oitavo dia de sintoma, podem ter como resultado o falso negativo.
Os profissionais podem agendar o teste por e-mail, com as informações abaixo relacionadas no corpo do mesmo.

* Endereço Eletrônico: testerapidosaudedc@gmail.com

• Informações sobre função, local de lotação e telefone de contato.
• Cópia do contracheque
• Cópia do RG (data nascimento)
• Cópia do Comprovante de Residencia
• Cópia do Pedido Médico, solicitando a realização do teste e especificando há quantos dias o paciente possui sintomas de síndrome gripal.

Os testes são efetuados no Hospital Municipal Dr Moacyr Rodrigues do Carmo - HMMRC, sob cuidados de profissionais técnicos de saúde, e supervisão da Direção, garantindo a qualidade do procedimento.