coronavírus
X
Mais pesquisados

HOSPITAL VETERINÁRIO DE DUQUE DE CAXIAS COMPLETA UM MÊS COM MAIS DE 3.475 ATENDIMENTOS REALIZADOS

access_time02/08/2022 19:27

O município de Duque de Caxias, em especial os “pets”, ganharam nesta segunda-feira, 1º de agosto, um motivo muito especial para comemorar. Ao completar um mês de funcionamento, o Hospital Municipal Veterinário superou todas as expectativas, batendo a marca de 3.475 atendimentos realizados nesse período.

PREFEITURA DE DUQUE DE CAXIAS CONFIRMA O PRIMEIRO CASO DE CORONAVÍRUS NO MUNICÍPIO

access_time23/03/2020 17:37

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, registra o primeiro caso confirmado de Covid-19 no município. Trata-se de uma mulher, de 23 anos, profissional de saúde e que trabalha em hospital privado do município do Rio de Janeiro. A paciente, sem histórico de viagem, foi atendida em hospital da rede privada, no município de Duque de Caxias, com quadro de síndrome gripal.

PREFEITURA DE DUQUE DE CAXIAS CONVOCA APROVADOS NO CONCURSO DE 2015 DA EDUCAÇÃO

access_time14/05/2019 11:46

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Educação, está convocando os candidatos aprovados no Concurso Público – Edital SME nº 001/2015 para suprir a necessidade de professores da rede municipal de ensino. Estão sendo chamados Professores Especialistas (Orientadores pedagógicos e educacionais), Estimuladores Materno Infantis, Professores I (Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências, Inglês, Artes e Educação Física) e Professores II, que são aqueles que atuam em turmas da Educação Infantil ao primeiro segmento do Ensino Fundamental.

SME PROMOVE IMPLANTAÇÃO DOS GRÊMIOS ESTUDANTIS NAS ESCOLAS DE DUQUE DE CAXIAS

SME PROMOVE IMPLANTAÇÃO DOS GRÊMIOS ESTUDANTIS NAS ESCOLAS DE DUQUE DE CAXIAS

person access_time23/09/2019 16:04

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Educação, está implantando os Grêmios Estudantis em 51 escolas da rede, que atendem do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental. A proposta da SME é o fortalecimento e a ampliação dos grêmios a fim de que os alunos desenvolvam o pensamento crítico e participativo. Nesta segunda-feira (23/09), a Escola Municipal Barão do Rio Branco, em Gramacho, promoveu o processo eleitoral para as cinco chapas concorrentes.

Para a diretora da unidade, profª Genivalda Nemézia de Souza, os alunos estão muito entusiasmados com esta atividade. “A comissão organizadora dos alunos estava montando as urnas desde as 8 horas. Eles se uniram para construir as chapas e foram às salas, com o objetivo de expor e debater o plano de governo deles. Enfim, a votação está sendo um show de democracia”, explicou.

Muito empenhada com toda a organização, a membro da comissão e aluna do 9º ano de escolaridade, Ludmila da Costa, de 14 anos, contou que o grêmio estudantil instituído na unidade educacional será muito bom para ajudar no cumprimento dos deveres. Ela também citou a necessidade da execução das propostas de campanha, como a rádio comunitária no colégio.

Feliz com a ação, o prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis parabenizou a todos os envolvidos. “Esta iniciativa é de extrema importância para a formação dos nossos alunos. O Grêmio Estudantil é a instância máxima e legítima da participação dos estudantes no ambiente escolar. Queremos formar cidadãos críticos e participativos na sociedade,” contou.

A formação do grêmio atende ao princípio que consta no art. 206, inciso Vl, da Constituição Brasileira e no Plano Municipal de Educação. A PMDC também deu um importante passo ao instituir, em 2017, a Lei da Gestão Democrática, que garante autonomia às escolas por meio da consulta pública para a escolha dos gestores, a formação dos grêmios estudantis e o fortalecimento dos conselhos escolares.

Segundo a assessora de Gestão Escolar da SME, Alcineia Oliveira, a meta é que, até o final deste ano, as 51 escolas tenham o seu grêmio instituído. “Estamos no processo de construção. Um dos principais objetivos desse movimento também é incentivar a participação dos alunos nas atividades da escola, organizando campeonatos, palestras, projetos e discussões junto aos pais, professores, funcionários, coordenadores e diretores. Eles também atuarão junto à programação e construção das regras no ambiente escolar,” destacou.

Já a secretária de Educação, profª Cláudia Viana, explicou que esse é um movimento que dá oportunidade aos estudantes de se expressarem e criarem propostas para a melhoria da comunidade escolar. “É a oportunidade de dar voz aos alunos para que eles entendam o valor de sua representatividade. A educação não se resume apenas ao aprendizado em sala de aula, ela é muito mais ampla,” esclareceu.

 

 

folder_openTags