SECRETARIA DE ESPORTE E LAZER ANUNCIA NOVAS METAS DE GESTÃO
A Prefeitura de Duque de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, realizou na sexta-feira (3), no auditório do Cispbaf, uma reunião com todo o corpo técnico da pasta para apresentar o novo plano de gestão, que terá como foco o incentivo ao esporte e ao lazer para jovens e idosos de todos os quatro distritos do município.
No encontro, foram apresentados 23 projetos e ações iniciais que serão implantados, contemplando diversas modalidades esportivas e atividades culturais. Entre os principais destaques, está a criação dos Mega Polos, unidades estratégicas que irão atender os quatro distritos, oferecendo infraestrutura adequada e professores capacitados para promover atividades esportivas e de lazer diariamente.
Segundo o secretário de Esporte e Lazer, Leandro Guimarães, a expectativa é que somente a Vila Olímpica, o maior equipamento esportivo do município, receba cerca de 20 mil pessoas por mês, com uma programação diversificada. “Nossa ideia é que a Vila Olímpica tenha atividades e eventos todos os dias. Queremos oferecer oportunidades para jovens, atletas e idosos, com acompanhamento profissional, em diferentes modalidades esportivas”, afirmou o secretário.

Entre as novidades, estão os investimentos em esportes de raquete, com incentivo ao tênis, ao tênis de mesa, só beach tennis e ao pickleball, além da realização de campeonatos e de eventos regulares de skate em diferentes pontos da cidade, como no bairro 25 de Agosto, Canal Roncador, Pedro Toledo e Chácara Rio-Petrópolis. O município também contará com ações voltadas ao crossfit, que já conta com mais de 30 unidades espalhadas pela cidade, e terá eventos semestrais na Vila Olímpica e na Arena da Baixada.
A gestão também pretende valorizar manifestações culturais e esportivas tradicionais, como as rodas de capoeira, além de promover atividades para a terceira idade, como dança de salão, baile e passeios. Um conjunto de ações que pretende transformar Duque de Caxias em referência esportiva e de lazer na Baixada Fluminense, incentivando a prática de atividades físicas, a inclusão social e o bem-estar da população.
