SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROMOVE EXPOSIÇÃO DE QUADROS DE ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE DUQUE DE CAXIAS

person access_time11/11/2019 12:42

Foi lançada no início de novembro, na sede da Secretaria Municipal de Educação, uma exposição de quadros pintados por estudantes de 11 a 15 anos, da Escola Municipal Capitão Fuzileiro Naval Eduardo Gomes de Oliveira. Ao todo, são cerca de 30 pinturas em tela, entre figuras abstratas e paisagens. O objetivo é promover produções artísticas criadas por alunos da rede. A exposição conta com o apoio da Secretaria Municipal e Turismo, por meio da Casa de Iniciação às Artes (Ciart). As obras são identificadas com descrições em braile sobre a pintura, nome do artista e texto poético redigido pelos próprios estudantes.

Para a secretária municipal de Educação, profª Cláudia Viana, é fundamental realizar ações atreladas à arte. “Com essa atitude, o trabalho dos alunos é valorizado, o que é importante para a construção da identidade de cada um. Percebemos o sentimento, a reflexão e o talento deles retratados nessas belíssimas obras. Cada um tem o seu dom. Por isso, é preciso olhar para o outro, saber respeitar e reconhecer o empenho de cada um. É um estímulo para produzirem o seu melhor”, disse.

A iniciativa está sendo marcante também para quem expõe pela primeira vez. O estudante Raphael Silva dos Santos, de 11 anos, aluno do 6º ano do Ensino Fundamental, falou sobre suas influências artísticas. De acordo com o aluno, a obra de Pablo Picasso foi a fonte de inspiração para compor seu trabalho. “É uma felicidade muito grande. Meu quadro foi inspirado no pintor Picasso, que foi apresentado pela minha professora”, contou.

O prefeito Washington Reis parabenizou a todos pelo trabalho desenvolvido. Ele salientou ainda que o aprendizado artístico contribui diretamente para o desenvolvimento integral dos alunos. “Esta iniciativa é de extrema importância para a formação de nossas crianças e adolescentes. Quero parabenizar o comprometimento e o trabalho desenvolvido por todos os profissionais e estudantes” .

As aulas de artes funcionam no contraturno escolar, com o apoio do Ciart, em 29 escolas da rede municipal de ensino e atendem quatro linguagens artísticas, Música, Dança, Teatro e Artes Visuais, com uma média de 2.500 alunos por mês. Os interessados podem visitar a mostra durante todo o mês de novembro, das 9h às 16h, no 4º andar da sede da SME, que fica na Rua Prefeito José Carlos Lacerda, s/nº, no Centro de Duque de Caxias.