PRESIDENTE DA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL VISITA OBRAS DO PAC COM O PREFEITO WASHINGTON REIS, EM DUQUE DE CAXIAS

Neste sábado (24/08), o prefeito Washington Reis recebeu a visita do presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Duarte Guimarães, às obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) nos bairros Sarapuí e São Bento. No local, a Prefeitura de Duque de Caxias está fazendo o maior programa de desfavelização do Brasil. O governo municipal demoliu as casas da Avenida Teixeira Mendes, onde a população convivia com animais e doenças às margens do Rio Sarapuí. As famílias que moravam na comunidade foram reassentadas e hoje vivem em apartamentos novos construídos pela Caixa, em parceria com a Prefeitura, no empreendimento São Bento.
“Esse é o maior programa de reassentamento e desfavelização do país. O que estamos fazendo aqui é um exemplo que deve ser seguido em todo o país. E não vamos parar na Teixeira Mendes. Já temos planos para ampliar o programa e alcançar outras comunidades. Hoje, ganhamos mais um importante incentivo. A Caixa Econômica vai garantir a construção de um grande parque com mais de 140 mil m² no São Bento”, destacou o prefeito Washington Reis.
Os residenciais contemplam, ao todo, mais de cinco mil pessoas e cerca de 900 famílias que moravam em condições precárias. No local onde antes havia a comunidade a Prefeitura entregará, em breve, um grande parque com campo de futebol, pista de skate, quiosque, academia de ginástica, pista de caminhada, ciclovia e duas quadras esportivas. O local contará com iluminação em led e promete reunir as famílias da região em uma grande área de lazer e convivência.
A visita teve início nas obras da Avenida Teixeira Mendes. Em seguida, a comitiva esteve no bairro São Bento, onde o presidente da CEF conheceu a moradora Luciete Machado Andrade, de 41 anos, costureira. Luciete emocionou a todos falando sobre as melhorias que teve na vida após a mudança para a nova casa. “Eu vivia numa casinha muito ruinzinha, com as paredes rachadas. Lá na comunidade tinha mais bandido do que rato. Eu sou muito grata por isso aqui. E se vocês puderem fazer isso em outros lugares, em todo o Brasil, façam. Porque todo mundo merece viver melhor”, contou Luciete.
Ao final da obra, a região também será contemplada com um novo viaduto, de 320 metros de extensão, que vai ligar os bairros Gramacho e Sarapuí, facilitando o acesso ao centro da cidade e à Rodovia Washington Luís, pelas avenidas Leonel de Moura Brizola e Teixeira Mendes. O Viaduto do Gramacho era um sonho antigo dos moradores e vai garantir muito mais segurança para todos, já que a passagem de nível do local, durante décadas, foi cenário de inúmeros acidentes entre os veículos de transporte terrestre e ferroviário. Fotos: Gabriel Mendes