PREFEITURA DE DUQUE DE CAXIAS VAI ABRIR INSCRIÇÕES PARA O PROJETO INTERCULTURAL BRASIL-CHINA

Os alunos da rede pública municipal de ensino de Duque de Caxias terão a oportunidade de aprender uma nova língua estrangeira e a cultura de um país. No dia 09/02, a Prefeitura, através de uma parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, dará início às aulas na modalidade intercultural no CIEP 097 Carlos Chagas - Brasil – China. Os estudantes da unidade aprenderão a língua estrangeira Mandarim.
Segundo a secretária municipal de Educação de Duque de Caxias, profª Roseli Duarte, a iniciativa faz parte de um projeto de gestão compartilhada entre a Prefeitura e o Governo do Estado e conta com a parceria da Fundação de Apoio à Escola, Técnica, Ciência, Tecnologia, Esporte, Lazer, Cultura e Políticas Sociais (Fundec).
“A unidade situada no bairro Sarapuí está se preparando para atender aos alunos do segundo segmento, do 6º ao 9º Ano de Escolaridade, pelo município, e o Ensino Médio Integral pela rede estadual. Além disso, temos ainda vagas para quem desejar se inscrever e aprender o Mandarim”, frisou a gestora.
Duarte ressaltou também que os candidatos para o Ensino Médio que ainda não foram alocados na primeira fase poderão se inscrever, entre os dias 27 e 28/01, através do site do Estado, em www.matriculafacil.rj.gov.br . “O currículo de modelo de ensino busca a contextualização do uso de estruturas e não limita o idioma. Além disso, será um diferencial para os nossos alunos ingressarem no mercado de trabalho. A partir do dia 29/01, todos que desejarem uma vaga remanescente devem comparecer à unidade escolar,” explicou a Secretária.
Já o secretário municipal de Ciência e Tecnologia, Eduardo Moreira, declarou que será implantada a primeira escola intercultural Brasil - China em Duque de Caxias e a segunda em todo o estado do Rio de Janeiro. “Esse é um projeto de tempo integral em que daremos aula de mandarim e também contextualizaremos toda a cultura chinesa, promovendo o estreitamento entre os países,” finalizou.