PREFEITO WILSON REIS PARTICIPA, EM SÃO JOÃO DE MERITI, DA JORNADA DO TURISMO FLUMINENSE COM FOCO NA BAIXADA VERDE

A Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e a TurisRio realizaram, na última terça-feira (25/07), uma edição da Jornada do Turismo Fluminense com foco na região turística da Baixada Verde. O evento ocorreu no Centro Cultural Meritense, em São João de Meriti, e contou com a presença do prefeito de Duque de Caxias, Wilson Reis, secretários e servidores das prefeituras da região, além de agentes de desenvolvimento e representantes comerciais que lidam com o turismo local. O principal objetivo da jornada foi a elaboração de um plano de ações continuadas, visando o desenvolvimento do turismo na região pelos próximos anos.
Como único prefeito presente no evento, Wilson Reis foi um dos destaques da jornada, demonstrando a importância que Duque de Caxias está dando para o turismo. “Viemos ao evento com uma equipe da nossa Secretaria Municipal de Cultura e Turismo para dar nossa contribuição para o desenvolvimento da Baixada Verde. Estamos despertando nossa cidade para este segmento, que é um dos que mais cresce na economia. E nossa cidade tem 53% de área rural”, afirmou.
A Baixada Verde é uma região turística formada por 10 dos 13 municípios que fazem parte da Baixada Fluminense: Duque de Caxias, São João de Meriti, Seropédica, Japeri, Queimados, Nova Iguaçu, Mesquita, Nilópolis, Belford Roxo e Magé. O subsecretário do Estado de Turismo, Nilo Sérgio Félix, foi quem teve a ideia de reunir as prefeituras e fomentar o conceito da região turística. Ele falou na abertura do evento, representando o Governo do Estado. “Na época em que era secretário de Turismo do Estado, percebi que um terço da área verde preservada na Região Metropolitana do Rio de Janeiro estava em municípios da Baixada Fluminense. Eles poderiam destacar seus parques, reservas ambientais e estações ecológicas e associar a ecologia a sua gastronomia, história e cultura. A menos de uma hora de distância do Rio, e com boa estrutura hoteleira, precisavam aproveitar essa oportunidade”, declarou.
A jornada começou com a palestra “O planejamento como vetor de integração regional para o turismo do Estado do Rio de Janeiro”, oferecida por Ana Cláudia Peixoto, consultora do SEBRAE-RJ. A seguir, foram apresentados o Plano Estratégico Turismo RJ + 10 anos, a Lei Estadual de Turismo e a metodologia a ser elaborada pelos grupos de trabalho (GTs), que participaram de discussões por temas, como integração, regionalização, captação de recursos, qualificação, infraestrutura, segurança, roteiros e experiências, além de estratégias de promoção e marketing. Concluindo o evento, foram apresentadas as principais ações propostas pelos grupos de trabalho e a definição dos próximos passos para a elaboração do plano regional de turismo.