PREFEITO WASHINGTON REIS VISITA CAMPUS DUQUE DE CAXIAS DO IFRJ

Tornar o município de Duque de Caxias uma referência nacional é uma das metas do prefeito Washington Reis. Desde que assumiu o governo, no início do ano, o chefe do Executivo tem se dedicado em mudar a situação de abandono em que a cidade se encontrava nos últimos oito anos. Inúmeras ações e iniciativas vem sendo realizadas pela prefeitura, em todas as áreas, em busca de melhor qualidade na prestação de serviços públicos à população. Parcerias com instituições públicas e privadas estão sendo estabelecidas com o objetivo de construir um município cada vez melhor.
Em recentes visitas à unidade Duque de Caxias do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), Washington Reis estabeleceu mais uma importante aliança. Na última terça-feira, 07/02, aconteceu uma audiência pública na unidade, que contou com a presença do prefeito, do pró-reitor de Administração, Miguel Terra, e do diretor de Desenvolvimento Institucional e Expansão, Marcos Freitag. Uma comissão formada por alunos e servidores também esteve presente e expôs os principais problemas enfrentados por quem frequenta o campus.
Entre as principais reivindicações estão a doação do terreno ao lado da unidade, a fim de expandir o campus, a troca da iluminação nos arredores do instituto, aumento da segurança na região e a mudança do portão de acesso, da entrada atual para a via principal, na Avenida República do Paraguai. Além disso, a direção solicita o domínio do espaço para melhor utilização das verbas federais e o desenvolvimento de projetos e iniciativas em parceria com a Prefeitura.
Para o prefeito Washington Reis, colaborar com o instituto é uma missão muito prazerosa. “O IFRJ enaltece e coloca a nossa cidade no patamar que nós sonhamos, como referência em educação e conhecimento. A Prefeitura será novamente uma grande parceira do instituto, como já fomos anteriormente. Vim aqui para firmar um compromisso, garantir a titularidade do prédio e do terreno ao lado para o Instituto, para que possamos dar continuidade ao trabalho realizado. Providenciaremos a solução das demandas apresentadas o quanto antes”, destacou.
O diretor geral do campus, Pedro Paulo Merat, falou sobre as dificuldades enfrentadas pelo instituto, que não recebeu nenhum apoio das antigas administrações, da perda de alunos nos últimos anos, devido à precariedade do espaço físico e à infraestrutura inadequada, além da sensação de insegurança que a falta de iluminação pública e de limpeza urbana traziam. “Com a retomada da parceria com a Prefeitura poderemos transformar o campus, que já é um polo educacional, também em um polo cultural, esportivo e social para o município”, ressaltou Pedro Paulo, que pediu ainda apoio da Prefeitura para a divulgação do instituto e seus cursos na cidade.
O campus Duque de Caxias do IFRJ foi inaugurado durante o primeiro mandato do prefeito Washington Reis, em 2007, e atualmente possui cerca de 1.100 alunos, em Ensino Médio, Técnico e Superior. A unidade conta com turmas de Licenciatura em Química e Pós-Graduação em Educação Física. Ao todo, são 14 salas de aula, quadra, auditório, laboratórios e biblioteca em dois prédios, em uma grande área no bairro do Sarapuí, 1º distrito.