coronavírus
X
Mais pesquisados

HOSPITAL VETERINÁRIO DE DUQUE DE CAXIAS COMPLETA UM MÊS COM MAIS DE 3.475 ATENDIMENTOS REALIZADOS

access_time02/08/2022 19:27

O município de Duque de Caxias, em especial os “pets”, ganharam nesta segunda-feira, 1º de agosto, um motivo muito especial para comemorar. Ao completar um mês de funcionamento, o Hospital Municipal Veterinário superou todas as expectativas, batendo a marca de 3.475 atendimentos realizados nesse período.

PREFEITURA DE DUQUE DE CAXIAS CONFIRMA O PRIMEIRO CASO DE CORONAVÍRUS NO MUNICÍPIO

access_time23/03/2020 17:37

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, registra o primeiro caso confirmado de Covid-19 no município. Trata-se de uma mulher, de 23 anos, profissional de saúde e que trabalha em hospital privado do município do Rio de Janeiro. A paciente, sem histórico de viagem, foi atendida em hospital da rede privada, no município de Duque de Caxias, com quadro de síndrome gripal.

IPTU 2024: CONTRIBUINTE DE DUQUE DE CAXIAS TEM ATÉ O DIA 24 DE JANEIRO PARA PAGAR O IMPOSTO COM 7% DE DESCONTO

access_time08/01/2024 15:33

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Fazenda, divulga a tabela de pagamento do IPTU 2024. Conforme estabelecido pelo calendário tributário da cidade para o exercício financeiro de 2024, o pagamento do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) poderá ser realizado em cota única, com duas opções de vencimento:

FESTA CELEBRA CONCLUSÃO DE PRIMEIRA FASE DA RESTAURAÇÃO DA IGREJA DE NOSSA SENHORA DO PILAR

FESTA CELEBRA CONCLUSÃO DE PRIMEIRA FASE DA RESTAURAÇÃO DA IGREJA DE NOSSA SENHORA DO PILAR

person access_time07/08/2023 13:31

Missas e apresentações musicais serão realizadas neste fim de semana para comemorar a reabertura do templo, que é uma das maiores relíquias históricas da Baixada

Entre os dias 11 e 13 (de sexta-feira a domingo), a Praça do Pilar ficará repleta de celebrações religiosas, atrações musicais e barracas com comidas típicas e produtos artesanais. No local será realizada a partir do fim da tarde a tradicional Festa de Nossa Senhora do Pilar, que este ano tem um motivo a mais para a comemoração. Depois de sete anos fechado para obras de restauração, o templo histórico está sendo reaberto. É o resultado da conclusão da primeira etapa das obras, que devem entrar em nova fase em breve.
A festa é celebrada em comemoração à instalação da primeira ermida (capela) no local em 1612, mas o templo atual só foi construído a partir de 1697. A conclusão provável para o projeto foi no ano de 1726. É, portanto, uma relíquia histórica de valor inestimável para toda a Baixada Fluminense e por isso ficou entre os primeiros bens tombados pelo Iphan no país, em 1938. Parte desse patrimônio, como retábulos, fachada e paredes internas, foi restaurada nos últimos quatro anos, o que permite o uso novamente pelos fiéis.

Programação
Com apoio da Prefeitura de Duque de Caxias e do Governo do Estado do Rio, o evento vai atrair milhares de pessoas para missas campais e shows. A abertura será às 19h da sexta-feira (11), com uma oração do Padre Macelin Joseph, pároco da igreja. No sábado, às 17h, haverá missa conduzida pelo Padre Renato Gentile. A celebração religiosa do domingo, ficará a cargo do Bispo Dom Tarcísio Nascentes, que conduzirá a missa das 17h.
Após as cerimônias ao ar livre, a praça será tomada pelo som do DJ Jefinho e bandas. Estão previstos shows com Guilherme Lemos, Lelê Santos e Banda Valve. A programação de missas no interior do templo será retomada, mas a programação regular ainda vai ser anunciada oficialmente pela paróquia.
“Sempre me perguntam na rua quando a igreja será reaberta e finalmente podemos comemorar essa reabertura. Usamos nesse período de obras o salão paroquial para algumas celebrações, como casamentos e batismos, mas não é o mesmo que o templo. Além de retomarmos a programação de missas, ficamos felizes com a primeira etapa da restauração de um bem muito importante para a região, inclusive para o turismo”, afirma o Padre Macelin.

Nova fase
Está programada também uma cerimônia na sexta-feira, 11, às 16h, para a apresentação da segunda fase do projeto de restauração, com a presença de autoridades. Nessa nova etapa, serão tratados dos aspectos mais artísticos do templo. Infelizmente, por conta de furtos ocorridos na década de 1970 a própria imagem de Nossa Senhora do Pilar não está mais presente, mas outras obras ganharão brilho novo com o trabalho, como uma pia batismal do século XIX.

folder_openTags