ESCOLAS MUNICIPAIS DE DUQUE DE CAXIAS REALIZAM CERIMÔNIA DE POSSE DOS ALUNOS ELEITOS PARA FORMAÇÃO DE GRÊMIOS ESTUDANTIS

Os Grêmios Estudantis foram retomados em 11 escolas do município de Duque de Caxias que atendem do 5º ao 9º Ano de Escolaridade. Durante os meses de novembro e dezembro, as unidades realizaram cerimônias de posse dos membros que irão compor o colegiado, com mandato previsto para o biênio 2024-2025.
A proposta da Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Educação, é o fortalecimento e a ampliação dos grêmios, a fim de que os alunos desenvolvam o pensamento crítico e participativo. “As escolas envolvidas realizaram um trabalho de excelência, desde o processo eleitoral até a posse. Nossa intenção é que no futuro todas as unidades que atendem o segundo segmento tenham também o seu Grêmio. Em 2019, eles foram implementados nas escolas, mas, por conta da pandemia, precisaram ser paralisados. Aqui é onde os estudantes expõem ideias, projetos, sugestões e práticas em prol do desenvolvimento educacional e do bem-estar coletivo”, destacou Eloiza Carvalho, responsável pelo Núcleo de Ações Institucionais da SME.
A eleição dos membros que compõem os Grêmios Estudantis foi exercida por alunos do 2º segmento, por meio do voto direto em urnas, sob orientação e fiscalização dos professores. Todo processo contou com palestras, apresentações de propostas realizadas pelos estudantes candidatos e campanhas com formação de chapas.
“Estou muito empenhada para começar. Temos campanhas, por exemplo, para fazer na escola contra o preconceito e o bulling”, explicou a coordenadora geral do Grêmio da Escola Municipal Carmem Lúcia Resende Alvim da Silva, a aluna Rebeca Nascimento. Vale ressaltar que a formação do Grêmio Estudantil atende ao princípio que consta no artigo 206, inciso Vl da Constituição Brasileira e no Plano Municipal de Educação.