X
Mais pesquisados

HOSPITAL VETERINÁRIO DE DUQUE DE CAXIAS COMPLETA UM MÊS COM MAIS DE 3.475 ATENDIMENTOS REALIZADOS

access_time02/08/2022 19:27

O município de Duque de Caxias, em especial os “pets”, ganharam nesta segunda-feira, 1º de agosto, um motivo muito especial para comemorar. Ao completar um mês de funcionamento, o Hospital Municipal Veterinário superou todas as expectativas, batendo a marca de 3.475 atendimentos realizados nesse período.

IPTU 2024: CONTRIBUINTE DE DUQUE DE CAXIAS TEM ATÉ O DIA 24 DE JANEIRO PARA PAGAR O IMPOSTO COM 7% DE DESCONTO

access_time08/01/2024 15:33

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Fazenda, divulga a tabela de pagamento do IPTU 2024. Conforme estabelecido pelo calendário tributário da cidade para o exercício financeiro de 2024, o pagamento do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) poderá ser realizado em cota única, com duas opções de vencimento:

IPTU 2025: CONTRIBUINTE DE DUQUE DE CAXIAS TEM ATÉ O DIA 19 DE FEVEREIRO PARA PAGAR O IMPOSTO COM 7% DE DESCONTO

access_time06/01/2025 16:13

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Fazenda, divulga a tabela de pagamento do IPTU 2025. Confira as datas!

ESCOLA EM DUQUE DE CAXIAS INVESTE EM TALENTO JUVENIL

ESCOLA EM DUQUE DE CAXIAS INVESTE EM TALENTO JUVENIL

person access_time30/06/2021 16:42

Um olhar sensível de uma professora faz toda a diferença para a vida de um aluno. Que o diga o adolescente Vítor Silva, de 17 anos, estudante do 8º ano do CIEP Municipalizado 220 – Yolanda Borges, no bairro Figueira. Ele encontrou nas aulas de Artes, ministradas pela professora Gabriela Laurindo, a fonte de inspiração que o fez descobrir seu talento, até então desconhecido, como pintor de obras de arte.

Encantada com os desenhos apresentados por Vítor, com pinturas surrealistas figurativas e abstratas, Gabriela buscou formas de incentivá-lo cada vez mais. Em 2019, inclusive, ela montou na escola uma exposição, sob o tema: “A Voz da Arte”, com cerca de 20 obras a fim de que todos pudessem apreciar. A partir daí, a vida do Vítor começou a tomar um novo rumo.“A professora Gabriela foi um divisor de águas na minha vida. Quero que ela me veja chegar lá. É como se fosse a minha segunda mãe. Eu não sabia o que queria ser no futuro, mas foram as aulas dela que despertaram em mim a vontade de desenhar. No início, pensava que só seria uma fase, mas, dessa fase, hoje são quase 300 pinturas”, vibra Vítor, que sonha fazer faculdade de Belas Artes.

Visivelmente emocionada, a professora conta que é surpreendente o desenvolvimento do aluno e acrescenta que ele também lhe trouxe ensinamentos. “Ele me dá esperança, é uma renovação para mim. Um menino, morador da Baixada Fluminense, que estuda em escola pública, cria obras de arte e escuta música clássica para se inspirar. É como ver brotar flor da pedra. O que eu puder fazer por ele, vou fazer”, destacou a professora, que é formada em Educação Artística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A descoberta do talento do estudante, segundo Gabriela, há 22 anos atuando na rede, começou a partir de uma atividade sobre pinturas abstratas e figurativas que ela desenvolveu em sala de aula pouco antes da pandemia. Para dar visibilidade e gerar interatividade em meio aos seus alunos do 6º ao 9º ano, ela decidiu promover na escola uma exposição com todos os trabalhos produzidos por eles. A partir daí, Vítor passou a se envolver de corpo e alma.“Ele queria aprender sempre mais. Procurava-me para tirar dúvidas, ficava até depois da hora. Quando ele me mostrou seus trabalhos rascunhados em folhas de caderno, vi o potencial que ele tem e decidi incentivá-lo com a doação de tintas, papel próprio para desenho e pincel. Passei vários temas para ele pesquisar e se aprofundar. As pinturas ficaram tão lindas que decidi dedicar uma exposição só para ele”. Gabriela contou que, por conta da pandemia, passou a levar o material da pintura até a casa do Vítor.

Quem também é só orgulho é a Dona Josefa Sinésio, mãe do Vítor. “Estou muito feliz por ele. Agradeço, primeiramente a Deus e, depois, à professora Gabriela. Se não fosse ela, meu filho não estaria aqui. É como se ela fosse um anjo na vida dele. Antes, eu sempre era chamada na escola, porque ele tirava notas baixas. Hoje, meu filho mudou completamente. Posso dizer que a pintura o resgatou”, comemorou.

Entusiasmada com o trabalho desenvolvido na escola, a secretária municipal de Educação, profª Roseli Duarte, destacou: “Eu acredito que a arte pode transformar as pessoas, além de ampliar o potencial cognitivo. Temos em nossa rede professores extremamente qualificados e alunos muito talentosos. Quero parabenizar a toda a equipe do CIEP Municipalizado 220 – Yolanda Borges pela dedicação e sensibilidade, em especial ao trabalho da professora Gabriela”, saudou a gestora da pasta.

folder_openTags