coronavírus
X
Mais pesquisados

HOSPITAL VETERINÁRIO DE DUQUE DE CAXIAS COMPLETA UM MÊS COM MAIS DE 3.475 ATENDIMENTOS REALIZADOS

access_time02/08/2022 19:27

O município de Duque de Caxias, em especial os “pets”, ganharam nesta segunda-feira, 1º de agosto, um motivo muito especial para comemorar. Ao completar um mês de funcionamento, o Hospital Municipal Veterinário superou todas as expectativas, batendo a marca de 3.475 atendimentos realizados nesse período.

IPTU 2024: CONTRIBUINTE DE DUQUE DE CAXIAS TEM ATÉ O DIA 24 DE JANEIRO PARA PAGAR O IMPOSTO COM 7% DE DESCONTO

access_time08/01/2024 15:33

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Fazenda, divulga a tabela de pagamento do IPTU 2024. Conforme estabelecido pelo calendário tributário da cidade para o exercício financeiro de 2024, o pagamento do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) poderá ser realizado em cota única, com duas opções de vencimento:

PREFEITURA DE DUQUE DE CAXIAS CONFIRMA O PRIMEIRO CASO DE CORONAVÍRUS NO MUNICÍPIO

access_time23/03/2020 17:37

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, registra o primeiro caso confirmado de Covid-19 no município. Trata-se de uma mulher, de 23 anos, profissional de saúde e que trabalha em hospital privado do município do Rio de Janeiro. A paciente, sem histórico de viagem, foi atendida em hospital da rede privada, no município de Duque de Caxias, com quadro de síndrome gripal.

ENCONTRO MUNICIPAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL DE DUQUE DE CAXIAS DEFINE PROPOSTAS PARA POLÍTICAS PÚBLICAS E ELEGE REPRESENTANTES PARA A CONFERÊNCIA ESTADUAL

ENCONTRO MUNICIPAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL DE DUQUE DE CAXIAS DEFINE PROPOSTAS PARA POLÍTICAS PÚBLICAS E ELEGE REPRESENTANTES PARA A CONFERÊNCIA ESTADUAL

person access_time25/08/2023 16:42

Na última semana, no campus da Universidade Unigranrio / Afya, no bairro 25 de Agosto, ocorreu o Encontro Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) de Duque de Caxias, com o tema “Comida sim! Fome não! Pelo direito à alimentação de verdade!”. Organizado pelo Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional de Duque de Caxias (CONSEA-DC), com apoio da Câmara Intersetorial de SAN de Duque de Caxias (CAISAN-DC) e do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Duque de Caxias (DESANS-DC), o evento teve, como objetivos, a escolha dos representantes do município para a 6ª Conferência de SAN Sustentável do Estado do Rio de Janeiro (6ª CESANS-RJ), a apresentação de um diagnóstico da atual situação da política municipal de SAN em Duque de Caxias e a definição de novas propostas de segurança alimentar e nutricional para município, para o estado e para o governo federal, que lá serão apresentadas. O encontro foi uma etapa complementar da 11ª Conferência de SAN de Duque de Caxias, que ocorreu em 2022.

Os participantes do encontro se dividiram em quatro grupos de trabalho, que analisaram, debateram e construíram propostas para subsidiar políticas públicas que foram apresentadas e aprovadas no plenária final. Antes dessas deliberações, o evento contou com duas apresentações que ofereceram subsídios aos presentes. A primeira foi ministrada por Camila Linche, Coordenadora de Gestão no estado do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), e teve como tema “Segurança Alimentar e Nutricional: desafios e potencialidades”. A segunda ficou a cargo de Izabel Joia, Coordenadora de Projetos do DESANS-DC, com o tema “Desafios e potencialidades para execução da Política de Segurança Alimentar e Nutricional”.

Os grupos de trabalho foram: Combate à fome e promoção da alimentação saudável entre os sistemas alimentares sustentáveis; Consolidação do SISAN e Plano de Segurança Alimentar e Nutricional; Democracia e participação social; e Agricultura, abastecimento, agroecologia, território, água e meio ambiente. Entre as propostas aprovadas dos quatro grupos para apresentar na Conferência Estadual estão: o funcionamento do restaurante do povo também aos sábados, domingos e feriados, com oferta de quatro refeições diárias; promover oficinas de formação para gestores e conselheiros, além de abri-las para a participação da sociedade civil, visando a ampliação do conhecimento das políticas de segurança alimentar; elaboração e confecção de cartilhas explicativas sobre o Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA) para distribuição nas escolas, equipamentos e estabelecimentos em geral; ampliar o modelo do Mercado do Produtor Municipal de Duque de Caxias para todo o Estado.

No encerramento houve a eleição entre os participantes dos seis representantes de Duque de Caxias para a Conferência Estadual – quatro da sociedade civil e dois do poder público –, que deve ocorrer entre os dias 13 e 15 de setembro e terá o tema “Fortalecer o Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional - SISAN para garantir comida de verdade e um país sem fome."

folder_openTags