EDUCAÇÃO DE QUALIDADE E ALIMENTAÇÃO ESCOLAR: PREPARANDO O FUTURO EM DUQUE DE CAXIAS
A partir do dia 4 de fevereiro, mais de 75 mil estudantes da rede municipal de ensino de Duque de Caxias retornarão às aulas, com um incentivo extra para o aprendizado: a garantia de refeições saudáveis, preparadas por profissionais capacitados.
Durante todo o ano letivo, a Secretaria Municipal de Educação, por meio da Coordenadoria de Alimentação Escolar (CAESC), serve 120 mil refeições diariamente nas escolas municipais, oferecendo desde o café da manhã até o jantar para os alunos, dependendo do horário de permanência na unidade. Esse trabalho, que segue rigorosamente as normas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), reflete o compromisso da prefeitura com a saúde, o bem-estar e o desempenho escolar dos estudantes.
Os cardápios são elaborados trimestralmente pela equipe técnica de nutricionistas da CAESC/SME, de acordo com a Resolução nº 06/2020 FNDE. Vale destacar também que os profissionais priorizam oferecer gêneros in natura e/ou minimamente processados, como legumes, verduras, proteínas e frutas. Além disso, são disponibilizadas opções alternativas para atender alunos com necessidades alimentares especiais promovendo inclusão e igualdade no atendimento.
Segundo a coordenadora da CAESC, profa Ana Paula Bernardino, servir uma refeição balanceada contribui para a aprendizagem dos alunos. “A promoção de hábitos alimentares saudáveis tem um papel essencial no rendimento escolar, levando em consideração não só os nutrientes e os alimentos, mas as combinações entre eles e as preparações culinárias, bem como as dimensões culturais e sociais das práticas alimentares”, declarou a responsável pela coordenadoria.
Ainda segundo a coordenadora, a SME continuará oferecendo aos alunos cardápios balanceados e nutritivos. “Realizaremos testes de aceitabilidade, atividades de Educação Alimentar e Nutricional (EAN), participação de mais unidades escolares na 7ª Jornada de EAN do FNDE, gêneros da Agricultura Familiar, cumprindo novamente a meta e o acompanhamento com equipe técnica de nutricionistas”, concluiu Bernardino.