coronavírus
X
Mais pesquisados

HOSPITAL VETERINÁRIO DE DUQUE DE CAXIAS COMPLETA UM MÊS COM MAIS DE 3.475 ATENDIMENTOS REALIZADOS

access_time02/08/2022 19:27

O município de Duque de Caxias, em especial os “pets”, ganharam nesta segunda-feira, 1º de agosto, um motivo muito especial para comemorar. Ao completar um mês de funcionamento, o Hospital Municipal Veterinário superou todas as expectativas, batendo a marca de 3.475 atendimentos realizados nesse período.

PREFEITURA DE DUQUE DE CAXIAS CONFIRMA O PRIMEIRO CASO DE CORONAVÍRUS NO MUNICÍPIO

access_time23/03/2020 17:37

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, registra o primeiro caso confirmado de Covid-19 no município. Trata-se de uma mulher, de 23 anos, profissional de saúde e que trabalha em hospital privado do município do Rio de Janeiro. A paciente, sem histórico de viagem, foi atendida em hospital da rede privada, no município de Duque de Caxias, com quadro de síndrome gripal.

PREFEITURA DE DUQUE DE CAXIAS CONVOCA APROVADOS NO CONCURSO DE 2015 DA EDUCAÇÃO

access_time14/05/2019 11:46

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Educação, está convocando os candidatos aprovados no Concurso Público – Edital SME nº 001/2015 para suprir a necessidade de professores da rede municipal de ensino. Estão sendo chamados Professores Especialistas (Orientadores pedagógicos e educacionais), Estimuladores Materno Infantis, Professores I (Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências, Inglês, Artes e Educação Física) e Professores II, que são aqueles que atuam em turmas da Educação Infantil ao primeiro segmento do Ensino Fundamental.

DUQUE DE CAXIAS REALIZA OFICINA PARA ELABORAÇÃO DO 2° PLANO MUNICIPAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL

DUQUE DE CAXIAS REALIZA OFICINA PARA ELABORAÇÃO DO 2° PLANO MUNICIPAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL

person access_time24/05/2022 16:56

A Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional de Duque de Caxias (CAISAN-DC), formada por 12 secretarias municipais, realizou no dia 18 de maio, na Secretaria Municipal de Educação, a 1ª Oficina para elaboração de metas e ações que farão parte do 2º Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) de Duque de Caxias.

Na abertura do evento, que reuniu 60 pessoas, entre representantes da sociedade civil e do poder público municipal, a diretora do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (DESANS), Claise Maria Alves, agradeceu a presença de todos e destacou a parceria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em todo o processo de elaboração do 2º Plano de SAN, iniciado em 2021, através de um convênio de estágio entre a UFRJ e o DESANS. “Agradeço a todos que atenderam a essa convocação, reafirmando a importância desse processo de construção coletiva, em prol do avanço da política de Segurança Alimentar e Nutricional em Duque de Caxias, que tem como objetivo atender aos cidadãos com políticas intersetoriais, para promoção da alimentação adequada e saudável para todos os munícipes”, destacou a diretora Claise Maria

Em seguida, Camila Linche, coordenadora estadual da gestão do SISAN, da Superintendência de SAN da SEDSODH, compartilhou informações sobre o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), e fez uma apresentação da situação dos demais municípios do Estado do Rio de Janeiro e os motivos pelos quais os gestores públicos devem elaborar e monitorar seus planos de SAN. Ela informou ainda que Caxias foi o primeiro município no estado a aderir ao SISAN, sendo referência na política de Segurança Alimentar e Nutricional. “Poucos sabem que Duque de Caxias fazer parte do SISAN foi um dos critérios que garantiu ao município reabrir o Restaurante do Povo, em parceria com o Governo do Estado”, ressaltou a coordenadora estadual da gestão do SISAN.

O encontro contou ainda com a presença do Sr. Sidney Neves, vice-presidente do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA-DC), que ao se dirigir ao público presente ressaltou a importância desta oficina para a política municipal de SAN, e reforçando o convite a todos para as próximas etapas. “Estamos organizando a realização da 11ª Conferência Municipal de SAN e em breve vamos divulgar mais informações”, informou Sidney Neves.

Como parte da programação, as estagiárias do Instituto de Nutrição Josué de Castro, da UFRJ, fizeram uma exposição sobre o Direito Humano a Alimentação Adequada (DHAA), ressaltando a piora do cenário de insegurança alimentar e nutricional no país. A equipe do DESANS apresentou o resultado da avaliação do alcance das metas do 1º Plano de SAN e informações sobre a contextualização de Duque de Caxias para subsidiar reflexões e propostas.

Num segundo momento da oficina, os participantes foram direcionados para três grupos de trabalho, com os temas dos eixos do 2º Plano de SAN: 1) Educação Alimentar e Nutricional e Fortalecimento do SISAN; 2) Alimentação e Nutrição e 3) Produção, abastecimento e acesso à água, alimentos saudáveis e geração de renda. Através dos grupos de trabalho, os participantes puderam contribuir com sugestões de metas e ações.

Para dar continuidade ao processo de elaboração do 2º Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Duque de Caxias, uma 2ª Oficina está programada para o dia 01 de junho, das 9h às 12h, na sede da Secretaria Municipal de Educação.

Mais informações podem ser obtidas através do e-mail: desansdc@gmail.com

folder_openTags