coronavírus
X
Mais pesquisados

HOSPITAL VETERINÁRIO DE DUQUE DE CAXIAS COMPLETA UM MÊS COM MAIS DE 3.475 ATENDIMENTOS REALIZADOS

access_time02/08/2022 19:27

O município de Duque de Caxias, em especial os “pets”, ganharam nesta segunda-feira, 1º de agosto, um motivo muito especial para comemorar. Ao completar um mês de funcionamento, o Hospital Municipal Veterinário superou todas as expectativas, batendo a marca de 3.475 atendimentos realizados nesse período.

PREFEITURA DE DUQUE DE CAXIAS CONFIRMA O PRIMEIRO CASO DE CORONAVÍRUS NO MUNICÍPIO

access_time23/03/2020 17:37

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, registra o primeiro caso confirmado de Covid-19 no município. Trata-se de uma mulher, de 23 anos, profissional de saúde e que trabalha em hospital privado do município do Rio de Janeiro. A paciente, sem histórico de viagem, foi atendida em hospital da rede privada, no município de Duque de Caxias, com quadro de síndrome gripal.

PREFEITURA DE DUQUE DE CAXIAS CONVOCA APROVADOS NO CONCURSO DE 2015 DA EDUCAÇÃO

access_time14/05/2019 11:46

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Educação, está convocando os candidatos aprovados no Concurso Público – Edital SME nº 001/2015 para suprir a necessidade de professores da rede municipal de ensino. Estão sendo chamados Professores Especialistas (Orientadores pedagógicos e educacionais), Estimuladores Materno Infantis, Professores I (Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências, Inglês, Artes e Educação Física) e Professores II, que são aqueles que atuam em turmas da Educação Infantil ao primeiro segmento do Ensino Fundamental.

CRIANÇAS ESCREVEM CARTAS A PROFISSIONAIS DE SAÚDE EM DUQUE DE CAXIAS

CRIANÇAS ESCREVEM CARTAS A PROFISSIONAIS DE SAÚDE EM DUQUE DE CAXIAS

person access_time11/05/2020 16:48

Estudantes homenageiam os profissionais de saúde de Duque de Caxias por meio de mensagens de incentivo e desenhos

Enquanto as escolas públicas e particulares permanecem fechadas em todo o estado durante o isolamento social, uma alternativa tem sido as aulas on-line. Além dos conteúdos das disciplinas, educadores ajudam os estudantes a entender a importância do trabalho dos profissionais de saúde no enfrentamento à pandemia de Covid-19. Em cumprimento ao decreto da Prefeitura de Duque de Caxias, as aulas no município continuam suspensas até o dia 13 de maio, podendo ser prorrogada por mais tempo.
Para enfrentar esse momento de isolamento e mostrar aos alunos a importância de valorizar cada profissional que está na linha de frente de combate ao Covid-19, o Colégio Adventista de Duque de Caxias promoveu uma ação incentivando aos seus alunos do Ensino Fundamental, a escreverem cartinhas aos profissionais da rede municipal de saúde. O projeto ganhou o nome de “Gotas de Esperança”.
A orientadora do Ensino Fundamental, Verônica Lopes, incentivou todos os alunos a participar da ação, com a ajuda do corpo docente e através de reuniões com pais e alunos pelo aplicativo Zoom. “Considero a gratidão como fator primordial para o desenvolvimento da criança. A ideia surgiu como uma forma de despertar em nossos alunos o espírito de reconhecimento e gratidão pelos profissionais que hoje têm dedicado a vida para salvar outras vidas. Eles são verdadeiros heróis”, sublinha Veronica Lopes.
Para evitar qualquer tipo de exposição no ambiente hospitalar, as cartas foram enviadas por e-mail, no dia 6 de maio, à Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de Duque de Caxias, através da Drª Patrícia Neves Gomes. Ela mesmo ficou encarregada de imprimir e organizar a entrega nas unidades da rede de saúde, incluindo o Hospital Municipal São José, Hospital Municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo, além das UPHs. A ação foi muito bem recebida e mereceu parabéns e agradecimentos da Prefeitura de Duque de Caxias, através do Secretário Municipal de Saúde, Drº José Carlos de Oliveira.
"Ficamos muito emocionados com a iniciativa do Colégio Adventista de Duque de Caxias, que presenteia com esta bela surpresa os nossos profissionais de saúde de Duque de Caxias. Nesses tempos de isolamento social, emmeio a pandemia do Coronavírus, imagino o esforço de todos - professores e alunos, para que nos enviassem as cartinhas valorizando o nosso trabalho. Neste momento, em que muitos de nós não estão podendo conviver com seus filhos e netos, muitos não voltando para casa, para preservá-los, esse carinho sincero das crianças alimenta o nosso coração. Em nome de todos os profissionais da saúde do município de Duque de Caxias, deixo aqui a nossa gratidão!", afirmou o Secretário Municipal de Saúde e Defesa Civil de Duque de Caxias.

Momento de grande emoção no Hospital Municipal São José
A primeira unidade de saúde a receber as cartinhas e desenhos dos alunos do Colégio Adventista, com mensagens de carinho, agradecimento e incentivo, foram os profissionais de saúde do novo Hospital Municipal São José. A unidade hospitalar foi inaugurada no último dia 4 de maio, pela Prefeitura de Duque de Caxias, para o tratamento exclusivo de pacientes com Covid-19. Em meio a pressão e a luta permanente para salvar vidas, a entrega das cartas foi um momento especial para a equipe de médicos, enfermeiros e técnicos. A emoção tomou conta de todos ao lerem cada mensagem enviada. A Drª Patrícia Neves foi porta-voz do agradecimento dos profissionais de saúde, por essa bela iniciativa. “Ficamos todos muito emocionados e gratos por essa iniciativa tão bonita. A ação dos estudantes é o retorno mais sincero que podemos receber! Muitos de nós estamos poupando nossos filhos não voltando para casa. Sentimos o carinho das crianças nas palavras, desenhos e vídeos e isso é muito importante neste momento”, declara a médica.

Relato de quem participou e incentivou a ação
João Gabriel de Lima da Cruz tem 10 anos e é aluno do 5º ano. Segundo sua mãe, Vanessa Cristina de Lima, João sempre foi uma criança de bom coração e sempre gostou de fazer cartinhas de amor para todos em casa. “Quando soube do projeto, de imediato quis participar pois seria uma forma de mandar um recado do coração para os médicos que deixam suas famílias para cuidar das nossas famílias”, descreve Vanessa.
Izadora Alves Monteiro fez além da cartinha, um vídeo, falando do carinho pelos profissionais. “Muito obrigada pelos médicos. Eles estão cuidando de todo mundo e olha o desenho que fiz para vocês, tá aqui ó!”, fala Izadora, que faz o Pré II e tem apenas 5 anos.
Para o diretor da unidade escolar, Alex Dias Cerqueira, a iniciativa do Colégio foi abraçada pelos pais e professores. “Estas cartinhas são também uma forma da escola dizer que os profissionais de saúde não estão sozinhos. A despeito do esgotamento físico e mental os profissionais estão se arriscando para oferecer o máximo de si para oferecer ao outro uma melhor condição de vida e a recuperação mais rápida possível. Portanto, este projeto passa a ser de fato uma gota neste oceano, mas temos certeza de que fará toda a diferença para estes profissionais, pois tem muita gente aqui fora torcendo por eles”, reflete o diretor.

 

 

 

folder_openTags