COMISSÃO MUNICIPAL DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA APRESENTA RESULTADOS PARCIAIS DO CENSO AGRO 2017

Nesta quarta-feira, 08/11, a Comissão Municipal de Geografia e Estatística – CMGE esteve reunida na sede da Prefeitura de Duque de Caxias, para apresentar avaliação e resultados parciais do Censo e explicar sobre quem responderá o questionário e as áreas cobertas pelo recenseador no município.
Para apoiar o trabalho do IBGE nos municípios foram criadas as CMGE, formada por representantes da sociedade civil, poder público e administração municipal, líderes comunitários e empresários do município. A comissão visa atender os princípios de transparência dos trabalhos do instituto de estatística, permitindo à sociedade conhecer e acompanhar o desenvolvimento das atividades e apoiar o processo de trabalho e de melhoria contínua das atividades realizadas pelo IBGE. No caso em questão, trata-se da organização e promoção do Censo Agropecuário 2017.
Na reunião, os representantes do IBGE informaram como anda o processo de recenseamento do Censo Agro 2017 no município. Apesar de trabalhar com apenas um recenseador na região, Duque de Caxias lidera entre as cidades com maior volume de unidades recenseadas entre os municípios da Baixada Fluminense. Até o momento já foram cobertos 8 setores dos 41 cadastrados no município. No Distrito de Xerém, 90% da área urbana já foi recenseada. Pelo bom resultado obtido, a equipe municipal do IBGE já está sendo cogitada a prestar serviços em outras regiões do Estado.
Os resultados finais do Censo Agro 2017 devem começar a ser divulgados pelo IBGE em meados de 2018.
Censo Agropecuário 2017
O Censo Agro tem como objetivo fazer o recenseamento de todos os estabelecimentos agropecuários do país. Durante cinco meses (De 1º de outubro de 2017 a fevereiro de 2018) serão realizadas cerca de cinco milhões de visitas em estabelecimentos agropecuários de todo o País, com informações sobre área, produção, entre outros. Os resultados obtidos vão subsidiar a implantação do cadastro de estabelecimentos agropecuários e do Sistema Nacional de Pesquisas Agropecuárias.
A ação permitirá a criação da Pesquisa Nacional por Amostra de Estabelecimentos Agropecuários, que irá a campo anualmente captar dados detalhados sobre receitas e despesas na produção, crédito e seguro rural, proteção de mananciais, conservação da fauna e flora, uso de agrotóxicos, técnicas de produção, além da situação social e familiar dos trabalhadores do campo, entre outros temas.