COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR, EM DUQUE DE CAXIAS, CELEBRA ANIVERSÁRIO COM ENTREGA DE PREMIAÇÕES
Em clima de celebração e de orgulho, o III Colégio da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (Percy Geraldo Bolsonaro, localizado em Duque de Caxias, comemorou mais um ano de existência com uma solenidade marcada pela entrega de premiações aos alunos e pela presença de autoridades civis e militares. O evento, realizado nessa quarta-feira (6), contou com a presença da Tenente-Coronel PM Nádia Luana Cardoso da Conceição, comandante da unidade; do Coronel PM Gustavo Pinheiro, diretor-geral de Ensino e Instrução; do Tenente-Coronel Loer, subcomandante do 15° BPM; da vice-presidente da Fundec, Vanessa Oliveira; do secretário de Cultura, Aroldo Brito; além de membros da comunidade escolar. Durante a cerimônia, foram homenageados alunos premiados nas olimpíadas do conhecimento, com apresentações culturais e pronunciamentos das autoridades que destacaram a importância do colégio e da parceria com a Prefeitura de Duque de Caxias e a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Fundec), que se destaca por sua proposta pedagógica diferenciada e também por seus resultados expressivos.
Hoje a unidade atende 273 alunos, distribuídos em dez turmas do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio, e já soma mais de 400 premiações em competições acadêmicas de âmbitos estadual, nacional e internacional. Entre os destaques, estão a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), a Olimpíada Brasileira de Satélite, o Canguru de Matemática Brasil, a Olimpíada Nacional de História da Unicamp, a Olimpíada Brasileira de Química e o Programa de Iniciação Científica do IMPA, entre outros.
Com desempenho acadêmico reconhecido, o III CPMERJ é hoje a oitava melhor escola pública do Estado do Rio de Janeiro, segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Mais do que números e medalhas, o colégio vem se consolidando como uma instituição exemplar, disciplinada, acolhedora, comprometida com a excelência e com a formação cidadã de seus alunos. Recentemente foi criado um grupo de trabalho voltado à promoção da inclusão escolar, com a participação ativa de pais, professores e representantes das secretarias de educação do município. A iniciativa tem como objetivo fortalecer práticas inclusivas e garantir o direito à educação de qualidade para todos.
A Tenente-Coronel Nádia Luana Cardoso da Conceição declarou na cerimônia: “Nós construímos uma história de sucesso. Foram 2.555 dias de dedicação, mais de 400 premiações. Hoje somos a 8ª melhor escola da educação básica do Estado do Rio de Janeiro. Temos alunos premiados, enfrentamos muitos desafios; mas, ao longo da jornada, vencemos. A existência não depende apenas da nossa força de vontade, mas também da nossa fé na própria capacidade. Encerro minhas palavras com imensa gratidão a Deus, que cuidou de tudo até aqui; às autoridades que contribuíram para que este trabalho fosse possível; aos responsáveis, que nos permitiram conviver com o futuro — seus filhos; aos nossos colaboradores e prestadores de serviço, por contribuírem para um ambiente seguro e saudável; e aos nossos professores e efetivos, pela dedicação incansável.”
Fotos:
Sgt Marcelle Duarte
Sgt Glayce Araújo
