coronavírus
X
Mais pesquisados

HOSPITAL VETERINÁRIO DE DUQUE DE CAXIAS COMPLETA UM MÊS COM MAIS DE 3.475 ATENDIMENTOS REALIZADOS

access_time02/08/2022 19:27

O município de Duque de Caxias, em especial os “pets”, ganharam nesta segunda-feira, 1º de agosto, um motivo muito especial para comemorar. Ao completar um mês de funcionamento, o Hospital Municipal Veterinário superou todas as expectativas, batendo a marca de 3.475 atendimentos realizados nesse período.

PREFEITURA DE DUQUE DE CAXIAS CONFIRMA O PRIMEIRO CASO DE CORONAVÍRUS NO MUNICÍPIO

access_time23/03/2020 17:37

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, registra o primeiro caso confirmado de Covid-19 no município. Trata-se de uma mulher, de 23 anos, profissional de saúde e que trabalha em hospital privado do município do Rio de Janeiro. A paciente, sem histórico de viagem, foi atendida em hospital da rede privada, no município de Duque de Caxias, com quadro de síndrome gripal.

PREFEITURA DE DUQUE DE CAXIAS CONVOCA APROVADOS NO CONCURSO DE 2015 DA EDUCAÇÃO

access_time14/05/2019 11:46

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Educação, está convocando os candidatos aprovados no Concurso Público – Edital SME nº 001/2015 para suprir a necessidade de professores da rede municipal de ensino. Estão sendo chamados Professores Especialistas (Orientadores pedagógicos e educacionais), Estimuladores Materno Infantis, Professores I (Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências, Inglês, Artes e Educação Física) e Professores II, que são aqueles que atuam em turmas da Educação Infantil ao primeiro segmento do Ensino Fundamental.

CAXIAS TEM PROGRAMAÇÃO ESPECIAL PELO DIA MUNDIAL DA CRIATIVIDADE

CAXIAS TEM PROGRAMAÇÃO ESPECIAL PELO DIA MUNDIAL DA CRIATIVIDADE

person access_time16/04/2019 10:21

No dia 21 de abril, celebra-se o Dia Mundial da Criatividade. A data será lembrada em Duque de Caxias com a promoção de diversas atividades gratuitas no campo da cultura, comportamento e economia sustentável.

No domingo, dia 21 de abril, 50 cidades em todo o Brasil terão uma programação aberta ao público para celebrar o World Creativity Day (Dia Mundial da Criatividade). Pela primeira vez Duque de Caxias é cidade sede e parte desse movimento que já se consolida como o maior evento coletivo de criatividade do Brasil, chegando nesse ano à maior edição da sua história.

Para celebrar a data, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Duque de Caxias promove atividades e eventos, ao longo dos dias 21 (domingo) e 22 (Segunda-feira), proporcionando aos participantes conhecerem diversos projetos culturais, histórias de vida e de arte, desenvolvidos e compartilhados pelos agentes criativos do município.
Serão quatro momentos de atividades promovidas pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Duque de Caxias. No domingo, dia 21 de abril, as atividades acontecem na Praça de Alimentação do Shopping Caxias (Rodovia Washington Luiz, 2.895 – DC), das 15h às 19h, com Oficinas de Pochete Sustentável - Confecção e Customização; Artesanato Infantil: Bolsa Coelhinho da Páscoa; Poesia e Fanzine. No dia 22 (segunda-feira), as atividades acontecem na Biblioteca Municipal Gov. Leonel de Moura Brizola (Av. Governador Leonel de Moura Brizola S/N – Praça do Pacificador, Centro – DC), na Biblioteca Pública Ferreira Gullar de Xerém (Praça Engenheiro Leão de Moura, s/nº – Xerém – DC), no Camarote GT-Xerém (Praça da Mantiquira, nº 16 – Xerém – DC) e na Casa Brasil Imbariê (Avenida Coronel Sisson, Lt 15 e 16 Qd02 - Imbariê -DC). E o melhor: tudo com entrada gratuita!

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do site: https://www.worldcreativityday.com/brazil/duque-de-caxias/atividades . As vagas limitadas. Confira a programação e o link das atividades ao final do texto.

Dia Mundial da Criatividade
O evento, que está em seu 4ª ano, ganha em 2019 também uma edição em Portugal, nas cidades de Lisboa, Porto e Entroncamento. A data, que entrou para o calendário oficial das Nações Unidas em 2017, tem como objetivo fomentar e contribuir para uma agenda de inovação e desenvolvimento sustentável.

No Brasil, a criatividade começou a ser celebrada alguns anos antes, pelas mãos do paulistano, Lucas Foster. Em 2014, Lucas que é fundador da ProjectHub e idealizador do Prêmio Brasil Criativo, uma das principais referências em economia criativa do país, teve a ideia de comemorar a criatividade, com um evento gratuito que apresentasse a importância da inovação. A estimativa é que o evento impacte um público de mais 65 mil pessoas no Brasil, com palestras, mesas e oficinas, tendo a criatividade com enfoques variados como arte, inovação, economia, tecnologia, educação, negócios, entre outros.


PROGRAMAÇÃO DO DIA MUNDIAL DA CRIATIVIDADE EM DUQUE DE CAXIAS
Dias 21/04 (Domingo) e 22/04 (Segunda-feira)


21/04/2019 (Domingo)

CAXIAS SHOPPING – Praça de Alimentação
(Rodovia Washington Luiz, 2.895 – DC)

15h - Oficina de Pochete Sustentável - Confecção e Customização
Customizar com retalhos e restos de tecidos, com técnicas de estamparia manual, além de confecção de bolsas e pochetes. Unindo a arte e a criatividade com a opção de aprender novas formas de ampliar sua renda com corte e costura. Com Maria Luiza Cavalcante Bastos, estudante de Design da Puc-Rio, Ilustradora, estagiária e dona da marca Âmbar - bolsas e pochetes feitas com reaproveitamento de tecidos e estampas manuais e autorais.
Inscrição gratuita. Mais informações acesse o link: https://www.worldcreativityday.com/brazil/duque-de-caxias/atividades/oficina-de-pochete-sustentavel-confeccao-e-customizacao


16h - Oficina de Artesanato Infantil: Bolsa Coelhinho da Páscoa
Essa oficina é direcionada para crianças, onde ela mesma poderá montar a sua bolsa de coelho usando EVA e materiais reaproveitáveis como prato de papelão. Com Marta Cristina Rosa da Silva.
Inscrição gratuita. Mais informações acesse o link: https://www.worldcreativityday.com/brazil/duque-de-caxias/atividades/oficina-de-artesanato-infantil-bolsa-coelhinho-da-pascoa


18h - Oficina de Poesia
Resignificando o interesse pela literatura Brasileira. Com Leidiane de Souza Marcelino, produtora, poetiza, e atriz.
Inscrição gratuita. Mais informações acesse o link: https://www.worldcreativityday.com/brazil/duque-de-caxias/atividades/oficina-de-poesia

19h - Oficina de Fanzine

A oficina de zine proporciona a experiência poética, criativa e autônoma. Utilizando poemas, críticas, crônica, ilustração de autoria própria e manuseio de dobraduras. Com Vitoria Cristina Santos da Silva, poeta marginal, empreendedora periférica, produtora cultural e apaixonada pela arte.
Inscrição gratuita. Mais informações acesse o link: https://www.worldcreativityday.com/brazil/duque-de-caxias/atividades/oficina-de-fanzine


Dia 22/04/2019 (Segunda)
BIBLIOTECA MUNICIPAL GOV. LEONEL DE MOURA BRIZOLA
(Av. Governador Leonel de Moura Brizola S/N – Praça do Pacificador, Centro – DC)


08h - Oficina de Yoga Marginal
Prática guiada de Hatha Yoga para todos os níveis com mantras, técnicas de respiração, asanas (posturas), relaxamento e meditação, com Tainá Antonio Fernandes.
Inscrição gratuita. Mais informações acesse o link:
https://www.worldcreativityday.com/brazil/duque-de-caxias/atividades/oficina-de-yoga-marginal


09h - Criando Histórias: explicando os processos de criação de históriasNa oficina será abordado os aspectos de criação de uma história, independente da mídia escolhida pelos participantes. Com Hamilton Manoel ‘Kabuna’ da Silva Junior, formado em Gravura pela EBA/UFRJ, quadrinista, professor de desenho e roteiro.
Inscrição gratuita. Mais informações acesse o link: https://www.worldcreativityday.com/brazil/duque-de-caxias/atividades/criando-historias-explicando-os-processos-de-criacao-de-historias


09h - Palestra: O microempreendedor individual para Começar Bem
A palestra tem com objetivo sensibilizar os participantes sobre os benefícios advindos da nova figura do Microempreendedor Individual. Ministrada pelo SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.
Inscrição gratuita. Mais informações acesse o link: https://www.worldcreativityday.com/brazil/duque-de-caxias/atividades/o-microempreendedor-individual-para-comecar-bem


11h - Oficina RPG World
Através do fomento do RPG, a oficina leva atividades lúdico educativas para centros culturais como museus, bibliotecas e áreas recreativas. Com Rafael Wernek Soares, advogado auditor e game designer.Inscrição gratuita. Mais informações acesse o link: https://www.worldcreativityday.com/brazil/duque-de-caxias/atividades/oficina-rpg-world


13h - Oficina de Iniciação em Games
Tecnologia ligada a mídia e artes com uso da robótica e programação, com Reinaldo de Miranda Pereira, professor graduado em Tecnologia da informação.
Inscrição gratuita. Mais informações acesse o link: https://www.worldcreativityday.com/brazil/duque-de-caxias/atividades/oficina-de-iniciacao-em-games-1

14h - Oficina Arte & Robótica
O uso da tecnologia no dia a dia, sua influência e emprego nas artes.
Com Adriano Francisco da Silva, sócio da LICSAN Tecnologia, empresa de desenvolvimento de softwares customizáveis.
Inscrição gratuita. Mais informações acesse o link: https://www.worldcreativityday.com/brazil/duque-de-caxias/atividades/oficina-arte-robotica


16h - A rede mundial de Cidades Criativas
Panorama Mundial da Network Creative Cities; Rede de Cidades Criativas no Brasil; Candidatura de Duque de Caxias a Cidade Criativa da Unesco no Setor de Media Arts (artemidia). Palestrante: Egeu Laus ( Designer de formação. É coordenador de Economia Criativa na Secretaria de Cultura e Turismo de Duque de Caxias e Coordena a Rede Caxias Criativa)
Inscrição gratuita. Mais informações acesse o link: https://www.worldcreativityday.com/brazil/duque-de-caxias/atividades/a-rede-mundial-de-cidades-criativas

16h30 - Roda de Conversa: Onde está a criatividade de Caxias?
Roda Livre de Conversas Colaborativas para o debate acerca da criatividade de nossa cidade e para o fortalecimento das conexões da Rede Caxias Criativa.
Inscrição gratuita. Mais informações acesse o link: https://www.worldcreativityday.com/brazil/duque-de-caxias/atividades/roda-de-conversa-onde-esta-a-criatividade-de-caxias


18 horas - Festival VER CINE (Mostra Baixada em Foco)
Exibição de curtas-metragens exibidos na Mostra Baixada em Foco.
Inscrição gratuita. Mais informações acesse o link: https://www.worldcreativityday.com/brazil/duque-de-caxias/atividades/festival-ver-cine-mostra-baixada-em-foco


Dia 22/04/2019 (Segunda)
CASA BRASIL IMBARIÊ
(Avenida Coronel Sisson, Lt 15 e 16 Qd02 - Imbariê -DC)


08h - Oficina de Yoga Terapia
A oficina tem como objetivo instruir na melhoria de postura e respiratória através de exercícios moderados. Com Simone Carla de Freitas, professora de artes, há 23 anos vem trabalhando em escolas públicas e em projetos que estimulam a produção artística dentro da área de desenho e pintura em tela.
Inscrição gratuita. Mais informações acesse o link: https://www.worldcreativityday.com/brazil/duque-de-caxias/atividades/oficina-de-yoga-terapia

10h - Varal BXD Fotográfico
O Varal BXD Fotográfico é uma exposição de fotografias que busca trazer fotógrafos da baixada fluminense e seus diversos olhares, dispondo seus trabalhos através de varal, tornando assim, todos os tipos de espaço em áreas possíveis da prática artística. Participam desta edição, os fotógrafos Isabella Tavares, Igor Freitas, Jota Santos, Larissa Eval, Victor Vieira, Luan Gesteira e Osmar Paulino.
Inscrição gratuita. Mais informações acesse o link: https://www.worldcreativityday.com/brazil/duque-de-caxias/atividades/varal-bxd-fotografico

10h30 - Oficina: Da arte colagem ao lambe-lambe ataque
A colagem é um procedimento técnico artístico de utilizar várias matérias que podem, ou não, variar a textura, umas sobre as outras ou lado a lado, formando um motivo ou uma nova imagem. Com Raoní de Freitas Lima, artista plástico, ativista cultural, produtor cultural, músico independente e mobgrapher.
Inscrição gratuita. Mais informações acesse o link: https://www.worldcreativityday.com/brazil/duque-de-caxias/atividades/oficina-da-arte-colagem-ao-lambe-lambe-ataque

13h - Oficina de Pintura em Tela
A atividade propõe direcionar o aluno na iniciação de pintura em tela a partir da observação do que está ao seu redor. Com Simone Carla de Freitas, professora de artes, há 23 anos vem trabalhando em escolas públicas e em projetos que estimulam a produção artística dentro da área de desenho e pintura em tela.
Inscrição gratuita. Mais informações acesse o link: https://www.worldcreativityday.com/brazil/duque-de-caxias/atividades/oficina-de-pintura-em-tela

15h - Festival VER CINE (Mostra Baixada em Foco)
Exibição de curtas-metragens exibidos na Mostra Baixada em Foco. Com Flávio Machado, membro da Academia Brasileira de Cinema, Produtor e Curador da Mostra Ibero-Americana de Cinema de Animação (Baixada Animada) e do Festival de Cinema da Baixada Fluminense (VER CINE).
Inscrição gratuita. Mais informações acesse o link: https://www.worldcreativityday.com/brazil/duque-de-caxias/atividades/festival-ver-cine-mostra-baixada-em-foco-1

16h - Oficina de Poesia Marginal
Oficina de poesia marginal com os organizadores do Slam Poético. Com Herika Marques, atriz, produtora e escritora da Baixada Fluminense no Rio de Janeiro.
Inscrição gratuita. Mais informações acesse o link: https://www.worldcreativityday.com/brazil/duque-de-caxias/atividades/oficina-de-poesia-marginal

 

22/04/2019 (Segunda)
Biblioteca Pública Ferreira Gullar de Xerém
(Praça Engenheiro Leão de Moura, s/nº – Xerém – DC)

09h30 - Oficina de Pano de Prato: Artesanato e Costura
Com Lucilene Pinto da Conceição Sangi, artesã que busca compartilhar conhecimento com as pessoas menos favorecidas, possibilitando geração de renda.
Inscrição gratuita. Mais informações acesse o link: https://www.worldcreativityday.com/brazil/duque-de-caxias/atividades/oficina-de-pano-de-prato-artesanato-e-costura

13h – Palestra: O microempreendedor individual para Começar Bem
A palestra tem com objetivo sensibilizar os participantes sobre os benefícios advindos da nova figura do Microempreendedor Individual. Ministrada pelo SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.
Inscrição gratuita. Mais informações acesse o link: https://www.worldcreativityday.com/brazil/duque-de-caxias/atividades/sebrae-o-microempreendedor-individual-para-comecar-bem

15h - Contação de histórias (com música)
Contação das histórias: O menino que foi ao vento norte (Bia Bedran) e O anel, o rei e o pescador (Bia Bedran), com o Grupo Ideias de Encenar.
Inscrição gratuita. Mais informações acesse o link: https://www.worldcreativityday.com/brazil/duque-de-caxias/atividades/contacao-de-historias-com-musica

22/04/2019 (Segunda)
CAMAROTE GT - XERÉM
(Praça da Mantiquira, nº 16 – Xerém – DC)

09h - Oficina de Customização de T-shirts
No Carnaval o estilista Guilherme Tavares transforma camisetas em cropped, body, micro-vestidos, top, entre outros. Ele decidiu transformar o hobby em trabalho e passou a se dedicar a customização em um modelo de microempreendedorismo sustentável. Roupas, sapatos, acessórios, o importante para o segmento é girar o guarda-roupa, dar cara nova ao usado e fazer prosperar o consumo consciente.
Inscrição gratuita. Mais informações acesse o link: https://www.worldcreativityday.com/brazil/duque-de-caxias/atividades/oficina-de-customizacao-de-t-shirt

14h - Oficina de Modelo e Manequim
Muitas meninas e meninos sonham em ser modelo e manequim, mas você sabe qual a é a diferença entre os dois? Saiba em qual você se encaixa. Com Guilherme Tavares, que se destaca no cenário fashion por suas criações inusitadas que vão da gastronomia a moda. Fez desfiles em 4 continentes incluindo África e Scandinavian.
Inscrição gratuita. Mais informações acesse o link: https://www.worldcreativityday.com/brazil/duque-de-caxias/atividades/oficina-de-modelo-e-manequim

folder_openTags