X
Mais pesquisados

HOSPITAL VETERINÁRIO DE DUQUE DE CAXIAS COMPLETA UM MÊS COM MAIS DE 3.475 ATENDIMENTOS REALIZADOS

access_time02/08/2022 19:27

O município de Duque de Caxias, em especial os “pets”, ganharam nesta segunda-feira, 1º de agosto, um motivo muito especial para comemorar. Ao completar um mês de funcionamento, o Hospital Municipal Veterinário superou todas as expectativas, batendo a marca de 3.475 atendimentos realizados nesse período.

MATRÍCULAS 2025 EM DUQUE DE CAXIAS: PAIS E RESPONSÁVEIS, CONFIRAM O CRONOGRAMA

access_time12/11/2024 15:23

Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias divulgou os dados necessários para matrículas no ano letivo de 2025. Pais e responsáveis devem estar atentos ao cronograma de inscrições para garantir a vaga dos estudantes. Para alunos já matriculados na Rede Municipal, o período de renovação ocorre de 25 a 29 de novembro, devendo ser realizada na mesma unidade escolar, de forma presencial.

IPTU 2024: CONTRIBUINTE DE DUQUE DE CAXIAS TEM ATÉ O DIA 24 DE JANEIRO PARA PAGAR O IMPOSTO COM 7% DE DESCONTO

access_time08/01/2024 15:33

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Fazenda, divulga a tabela de pagamento do IPTU 2024. Conforme estabelecido pelo calendário tributário da cidade para o exercício financeiro de 2024, o pagamento do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) poderá ser realizado em cota única, com duas opções de vencimento:

CAISAN DE DUQUE DE CAXIAS REALIZA EVENTO PELO DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO

CAISAN DE DUQUE DE CAXIAS REALIZA EVENTO PELO DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO

person access_time27/10/2020 13:10

O Dia Mundial da Alimentação é comemorado no dia 16 de outubro, em mais de 150 países. A data foi escolhida por ser o dia da fundação da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). O tema de 2020 é “Cultivar, Alimentar, Preservar. Juntos. As nossas Ações são o nosso Futuro”.

O Dia Mundial da Alimentação é uma oportunidade para reflexão sobre o que comemos, de onde vem nossos alimentos, o que sustentamos ao comer e como podemos agir juntos para tornar a alimentação saudável e sustentável acessível a todos.

Para marcar a data, a CAISAN – Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional de Duque de Caxias, promove um Encontro Virtual pelo Dia Mundial da Alimentação: “Cultivar, Alimentar, Preservar. Juntos por comida de verdade e sustentabilidade”, na próxima quinta-feira, 29 de outubro, das 14h às 16h. O encontro será transmitido através da Plataforma Zoom e as inscrições devem ser feitas através do link: http://bit.ly/EncontroAlimentacao. As vagas são limitadas. O link de entrada na plataforma será enviado por e-mail, no dia do evento.


Programação do Encontro:
* Mediação: Caroline Morgado – Departamento de Nutrição/ Secretaria Municipal de Saúde e Defesa e Civil de Duque de Caxias (SMSDC)
* Apresentação do tema - Izabel Joia – DESANS/Secretaria Municipal de Governo - DC
* Compostagem – Suély Paixão – Agricultora Familiar/ Cursando Ciências Biológicas (UFRJ)
* Coleta seletiva - Adriana Casali - Analista Ambiental/ Secretaria Municipal de Meio Ambiente - DC
Dia Mundial da Alimentação
Nos 75 anos que passaram desde a fundação da FAO, o mundo fez alguns progressos na luta contra a pobreza, a fome e a desnutrição. Apesar disso, mais de 2 bilhões de pessoas no mundo e cerca de 10 milhões de brasileiros não têm acesso regular a uma alimentação segura e nutritiva. Nas últimas décadas, mudamos nossos hábitos alimentares como resultado da globalização e urbanização. Passamos de pratos ricos em vegetais e frutas para ricos em açúcar, gorduras, sal, carnes e produtos ultraprocessados. Uma combinação de alimentação pouco saudável e estilos de vida que aumentou as taxas de obesidade, tanto nos países desenvolvidos como nos países menos desenvolvidos, onde a fome e a obesidade coexistem.
O Brasil usa 500 mil toneladas de agrotóxicos por ano, que não estão apenas nos produtos de origem vegetal, mas também na água, nos animais e em produtos industrializados. A intensificação das monoculturas promovem rápidas perdas de biodiversidade e aumentam as alterações climáticas no mundo.
O mundo desperdiça, aproximadamente, um terço do alimento produzido globalmente, o equivalente a 1,3 bilhão de toneladas anuais. O desperdício ocorre em todas as fases de produção: plantio, armazenagem, processamento, distribuição e consumo. Em todas essas etapas são gastos recursos naturais (solo, água), humanos e combustíveis, geralmente fósseis, derivados do petróleo, que liberam poluentes e gases de efeito estufa (como o CO2), impactando no aquecimento global.
Temos um papel a desempenhar na construção de um mundo sem fome. Podemos reduzir os desperdícios, priorizar investimentos na agricultura familiar, apoiar sistemas alimentares e meios de subsistência sustentáveis e resilientes. Juntos, podemos cultivar, alimentar e preservar o nosso planeta.

folder_openTags