PACIENTE QUE TEVE PEDAÇO DE MADEIRA CRAVADO NA CABEÇA PASSA POR CIRURGIA DE RECONSTRUÇÃO CRANIANA NO HOSPITAL ADÃO PEREIRA NUNES
Em 10 de julho de 2024, Vitor Soares do Nascimento, de 28 anos, deu entrada na emergência do Hospital Municipalizado Adão Pereira Nunes (HMAPN), no município de Duque de Caxias. O paciente, que teve o crânio perfurado por uma estaca de madeira durante o trabalho, passou por cirurgia na unidade administrada pela Prefeitura de Duque de Caxias e sobreviveu ao grave acidente ocorrido em Mangaratiba, na Região Metropolitana do Rio.
Após a bem-sucedida cirurgia para a retirada da estaca de seis centímetros, que perfurou o crânio na altura da testa, o paciente recebeu alta hospitalar em 24 de julho de 2024, depois de 14 dias de internação. Durante o processo de recuperação, o paciente seguiu com acompanhamento ambulatorial na unidade.
No último dia 09 de janeiro, após seis meses da primeira cirurgia, o paciente Vitor Soares retornou ao HMAPN para a realização de uma cranioplastia, cirurgia de reconstrução craniana. O procedimento foi realizado no dia 10 de janeiro, sem intercorrências, e o paciente recebeu alta hospitalar no dia 12/01.
“Depois de seis meses de acompanhamento ambulatorial, o paciente voltou ao hospital para realizar o procedimento de reconstrução da parte óssea frontal da região atingida. O Vítor é um paciente que não teve perda motora, fala ou cognitiva. É um paciente que está bem”, destacou dr. Thiago Resende, diretor geral do HMAPN.
Coletiva sobre o caso Vitor Soares (Foto: Divulgação)
Na manhã desta quinta-feira (23), o paciente Vitor Soares, acompanhado de familiares, retornou ao HMAPN, onde foi avaliado pelo coordenador chefe da Neurocirurgia, dr. Maurício Mansur.
“A cirurgia transcorreu muito bem, com bons resultados técnicos e funcionais. Ele recebeu uma proteção do cérebro que ficou exposto após a fratura gerada no local atingido pela madeira. Essa cirurgia tem um significado não só estético, mas concretiza o fim de um ciclo, de acompanhamento e tratamento, com resultados satisfatórios. Acredito que em breve estaremos liberando o paciente para retornar às suas atividades laborativas e ter uma vida normal”, declarou Dr. Maurício Mansur.
O Hospital Municipalizado Adão Pereira Nunes está localizado na Rodovia Washington Luiz, km 109, no bairro Jardim Primavera, em Duque de Caxias.
Vitor Soares com a mãe (Foto: Divulgação)