coronavírus
X
Mais pesquisados

HOSPITAL VETERINÁRIO DE DUQUE DE CAXIAS COMPLETA UM MÊS COM MAIS DE 3.475 ATENDIMENTOS REALIZADOS

access_time02/08/2022 19:27

O município de Duque de Caxias, em especial os “pets”, ganharam nesta segunda-feira, 1º de agosto, um motivo muito especial para comemorar. Ao completar um mês de funcionamento, o Hospital Municipal Veterinário superou todas as expectativas, batendo a marca de 3.475 atendimentos realizados nesse período.

PREFEITURA DE DUQUE DE CAXIAS CONFIRMA O PRIMEIRO CASO DE CORONAVÍRUS NO MUNICÍPIO

access_time23/03/2020 17:37

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, registra o primeiro caso confirmado de Covid-19 no município. Trata-se de uma mulher, de 23 anos, profissional de saúde e que trabalha em hospital privado do município do Rio de Janeiro. A paciente, sem histórico de viagem, foi atendida em hospital da rede privada, no município de Duque de Caxias, com quadro de síndrome gripal.

IPTU 2024: CONTRIBUINTE DE DUQUE DE CAXIAS TEM ATÉ O DIA 24 DE JANEIRO PARA PAGAR O IMPOSTO COM 7% DE DESCONTO

access_time08/01/2024 15:33

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Fazenda, divulga a tabela de pagamento do IPTU 2024. Conforme estabelecido pelo calendário tributário da cidade para o exercício financeiro de 2024, o pagamento do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) poderá ser realizado em cota única, com duas opções de vencimento:

OUTUBRO ROSA: CRAESM REALIZOU MAIS DE 6 MIL EXAMES DE MAMOGRAFIA DIGITAL ENTRE OS MESES DE JANEIRO E SETEMBRO DE 2020

OUTUBRO ROSA: CRAESM REALIZOU MAIS DE 6 MIL EXAMES DE MAMOGRAFIA DIGITAL ENTRE OS MESES DE JANEIRO E SETEMBRO DE 2020

person access_time21/10/2020 16:33

A unidade, que é referência no atendimento à saúde da mulher em Duque de Caxias, chega a realizar 900 exames de mamografia digital e mais de mil preventivos por mês


Mesmo diante das restrições impostas pela pandemia da Covid-19, que limitam as ações voltadas para o Outubro Rosa, o município de Duque de Caxias continua fazendo a diferença no cuidado à saúde da mulher. Prova disso são os números de atendimentos feitos nos últimos meses pelo CRAESM - Centro de Referência e Atenção Especializada à Saúde da Mulher, localizado em Xerém, quarto distrito do município. De janeiro a setembro, a unidade realizou 12.405 consultas ginecológicas, 8.513 preventivos, 6.298 mamografias e 2.915 densitometrias ósseas.

A unidade foi a primeira da rede municipal de saúde a receber um aparelho de mamografia digital. O equipamento, instalado no CRAESM em março de 2019, realiza uma média de 900 mamografias por mês. Com a instalação, a Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, conseguiu acabar com a fila de espera para a realização do exame, que persistia há anos no município.

A inauguração do CRAESM - Centro de Referência e Atenção Especializada à Saúde da Mulher, aconteceu em 2017, ocupando o espaço da antiga Maternidade Municipal de Xerém. Por muitos anos, o cuidado à saúde da mulher foi negligenciado no município. Hoje, as mulheres têm disponível na unidade serviços nas áreas de ginecologia, odontologia, pediatria de 0 a 24 meses, mastologia, reumatologia, nutrição, pré-natal de alto e baixo riscos, imunização para mulheres e crianças.

Também são realizados exames de mamografia, densitometria óssea, preventivo, ultrassonografia transvaginal, ultrassonografia da mama, ultrassonografia obstétrica e das vias urinárias, histeroscopia com e sem biópsia, colposcopia e exames de sangue. O CRAESM chega a realizar, em média, 700 atendimentos de coletas e até seis mil tipos de exames laboratoriais por mês, entre eles, sangue, Beta HCG, hepatite, HIV, sífilis e HGT. Desde a sua implantação, milhares de mulheres foram atendidas na unidade, chegando a mais de 10 mil atendimentos mensais.

“Essa unidade é um luxo. É tudo que as mulheres de Duque de Caxias precisavam há muito tempo. Aqui, elas encontram todos os serviços necessários para cuidar da saúde, desde a prevenção, acompanhamento, até a realização de exames importantes, como mamografia e densitometria óssea. Celebramos mais um Outubro Rosa superando as metas de mamografias realizadas, alcançando milhares de mulheres, não só de Duque Caxias, mas também de municípios vizinhos”, destaca o secretário municipal de Saúde, Dr. José Carlos de Oliveira.

AÇÕES DO OUTUBRO ROSA ESTÃO RESTRITAS ESTE ANO

Considerando o cenário epidemiológico da pandemia pela Covid-19, as ações programadas para o Outubro Rosa no município de Duque de Caxias, este ano, seguem protocolos estabelecidos pelas autoridades sanitárias. Os conhecidos mutirões para rastreamento do Câncer de Mama e Colo do Útero não serão realizados, mas as unidades de saúde da rede municipal estão orientadas a receber as mulheres que buscarem atendimento voltado para a prevenção e diagnóstico precoce da doença.

O exame de mamografia anual é recomendado às mulheres, a partir dos 40 anos de idade. No caso da paciente ter histórico de câncer na família, a realização do exame é indicado a partir dos 35 anos, mas a maioria das mulheres atendidas na unidade não estão dentro dessas especificações. Os exames podem ser agendados no próprio CRAESM, mediante a apresentação do pedido médico, cartão do SUS e comprovante de residência, das 7h às 15h.

O CRAESM está localizado à Rua 25 de Agosto, Vila Santa Alice, em Xerém. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e, aos sábados, das 7h às 12h.

folder_openTags