BOLETIM DA PREFEITURA DE DUQUE DE CAXIAS – COVID-19

person access_time25/05/2020 19:36

Duque de Caxias, 25 de maio de 2020

* O boletim epidemiológico sobre os números de casos de Coronavírus no município de Duque de Caxias, atualizado nesta segunda-feira, 25/05, relata: 1.953 casos suspeitos notificados; 507 casos descartados; 1.480 casos confirmados; e 187 óbitos.

* A PMDC deu início nesta segunda-feira (25), a um novo protocolo para circulação de pessoas no município. As atividades comerciais da cidade poderão voltar a funcionar, desde que sigam normas de higienização contra o novo Coronavírus. Os comerciantes deverão seguir uma série de determinações da Prefeitura, entre elas, exigir dos clientes o uso de proteção facial e fornecer os equipamentos aos funcionários, disponibilizar álcool em gel, além de limitar o atendimento ao público a 30% (trinta por cento) da capacidade de lotação. A nova determinação ocorre em virtude do aumento do número de leitos na cidade e da queda do número de atendimentos de pessoas com sintomas da Covid-19 nas unidades de saúde do município. O Decreto Municipal contendo essas determinações foi publicado na sexta-feira, 22/05. A norma trará, ainda, efeitos para a circulação dos ônibus municipais. As empresas deverão manter 50% da frota na rua para atender os cidadãos. Veja o Decreto Municipal na íntegra, acessando o site da PMDC.

* A PMDC deu início nesta segunda-feira a Vacinação Contra a Gripe “Drive Thru”, no polo do Detran da Reduc, localizado próximo à Rodovia Washington Luís, em Campos Elíseos. O objetivo é ampliar a imunização e dar mais segurança no atendimento ao público-alvo da terceira fase da vacinação contra a gripe. As ações acontecem na segunda-feira (25/05), quarta-feira (27/05) e sexta-feira (29/05). No horário das 9h às 12h, serão aplicadas 600 doses da vacina. As senhas serão distribuídas nos veículos.
O público a ser contemplado pelo sistema “Drive Thru” de vacinação são: Adultos de 55 a 59 anos - Motoristas de transporte coletivo (apresentar crachá da empresa) - Taxistas maiores de 55 anos - Grávidas e puérpera (até 45 dias) – Professores. A SMSDC alerta que crianças, de 6 meses a menores de 6 anos, não poderão ser vacinadas no sistema Drive Thru, por precisarem de ambiente adequado. No caso das crianças, a vacinação deve ser feita em uma das unidades de saúde que fazem parte da campanha no município (Veja a lista no final do texto).

* Militares do Batalhão de Engenharia de Fuzileiros Navais realizaram nesta terça-feira (19) a desinfecção das dependências do Hospital Municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo e da UPA Beira Mar, que recebem pacientes infectados com o novo coronavírus. A ação fez parte do reforço no enfrentamento ao COVID-19 no município. A Subsecretaria de Defesa Civil esteve presente a ação, juntamente com voluntários treinados do Processo Apell. Em abril, os fuzileiros navais já haviam realizado a desinfecção do Terminal Rodoviário Plinio Casado, no Centro de Duque de Caxias, por onde circulam diariamente milhares de pessoas a caminho de casa ou do trabalho.
Durante a operação de limpeza no HMRRC, para descontrair os profissionais de saúde e pacientes das duas unidades, músicos da Banda Sinfônica dos Fuzileiros Navais apresentaram sucessos brasileiros e internacionais emocionando a todos.

* A PMDC entregou no dia 04/05, o novo Hospital Municipal São José. A unidade de saúde, exclusiva para atender pacientes diagnosticados com o novo Coronavírus, vem recebendo pacientes de Covid-19, que aguardam na fila de transferência do Serviço Estadual de Regulação – SER. O local conta com 128 leitos preparados para atendimento de CTI. A unidade vai receber pacientes com necessidade de ventilação mecânica, exclusivamente pelo Sistema de Regulação Estadual – SER. Desde a sua inauguração, o Hospital Municipal São José já recebeu 210 pacientes de Covid-19 e já concedeu 97 altas médicas. A PMDC destaca ainda que na unidade não haverá atendimento de emergência ambulatorial, popularmente conhecido como portas abertas.

* Visando preservar a saúde e o cuidado com o trabalhador que está na linha de frente das ações de enfrentamento ao Covid-19, a PMDC, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, desenvolveu o projeto de Atendimento Psicológico para Profissionais de Saúde, que faz parte da estratégia na área de Saúde Mental para os profissionais que atuam no município, seguindo as orientações e normas técnicas do Ministério da Saúde e Secretária Estadual de Saúde. A consulta será de forma online pelos canais das redes sociais, incluindo Skype, e whatsapp. Para mais informações, entre em contato pelo número (21) 99234-0525.

*A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, informa aos profissionais ativos da rede de Saúde e de Segurança do município, sobre como proceder para a realização do Teste Rápido para Coronavírus. Os profissionais podem agendar o teste pelo e-mail: testerapidosaudedc@gmail.com.

* Para ter acesso às informações sobre as medidas adotadas pelo município para o enfrentamento ao novo Coronavírus, visite o PORTAL CORONAVÍRUS da Prefeitura de Duque de Caxias. O Portal é atualizado diariamente com todas as medidas governamentais e matérias para a imprensa, sobre a situação de combate ao vírus na cidade. O objetivo é manter em segurança a população e evitar a disseminação da doença.

Para acessar o novo portal, basta clicar no link a seguir: https://coronavirus.duquedecaxias.rj.gov.br