coronavírus
X
Mais pesquisados

HOSPITAL VETERINÁRIO DE DUQUE DE CAXIAS COMPLETA UM MÊS COM MAIS DE 3.475 ATENDIMENTOS REALIZADOS

access_time02/08/2022 19:27

O município de Duque de Caxias, em especial os “pets”, ganharam nesta segunda-feira, 1º de agosto, um motivo muito especial para comemorar. Ao completar um mês de funcionamento, o Hospital Municipal Veterinário superou todas as expectativas, batendo a marca de 3.475 atendimentos realizados nesse período.

PREFEITURA DE DUQUE DE CAXIAS CONFIRMA O PRIMEIRO CASO DE CORONAVÍRUS NO MUNICÍPIO

access_time23/03/2020 17:37

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, registra o primeiro caso confirmado de Covid-19 no município. Trata-se de uma mulher, de 23 anos, profissional de saúde e que trabalha em hospital privado do município do Rio de Janeiro. A paciente, sem histórico de viagem, foi atendida em hospital da rede privada, no município de Duque de Caxias, com quadro de síndrome gripal.

PREFEITURA DE DUQUE DE CAXIAS CONVOCA APROVADOS NO CONCURSO DE 2015 DA EDUCAÇÃO

access_time14/05/2019 11:46

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Educação, está convocando os candidatos aprovados no Concurso Público – Edital SME nº 001/2015 para suprir a necessidade de professores da rede municipal de ensino. Estão sendo chamados Professores Especialistas (Orientadores pedagógicos e educacionais), Estimuladores Materno Infantis, Professores I (Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências, Inglês, Artes e Educação Física) e Professores II, que são aqueles que atuam em turmas da Educação Infantil ao primeiro segmento do Ensino Fundamental.

BOLETIM PREFEITURA DE DUQUE DE CAXIAS – COVID-19

BOLETIM PREFEITURA DE DUQUE DE CAXIAS – COVID-19

person access_time09/04/2020 18:45

Duque de Caxias, 09 de abril de 2020

* O boletim epidemiológico sobre o Coronavírus no município de Duque de Caxias, atualizado nesta quinta-feira, 09/04, apresenta os seguintes resultados: 320 casos suspeitos notificados; 119 casos descartados; 46 casos confirmados; e 14 óbitos.

* A PMDC, através da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, divulgou ofício que orienta sobre os procedimentos para o agendamento e realização de teste rápido COVID-19, destinado aos servidores ou funcionários ativos da Rede Municipal de Saúde. Os agendamentos devem obedecer os critérios estabelecidos no documento, entre eles, que na solicitação do teste (pedido do médico) esteja descrito o tempo e quais são sintomas apresentados pelo paciente. O objetivo é garantir os cuidados com a saúde dos profissionais de saúde que estão nas unidades e em contato direto com pacientes, seja em linhas de triagem, atendimento e internação.

* A PMDC, está adotando medidas mais restritivas, junto a rede municipal de Educação, para contenção do novo Coronavírus. Uma dessas ações foi a renovação, por mais 15 dias, da suspensão das aulas nas unidades educacionais da cidade. A Secretaria Municipal de Educação informa que do dia 14/04 a 28/04, não haverá aula na rede pública de ensino. Reforçou ainda que poderá haver prorrogação deste prazo, ao término deste novo período. Os gestores estão de prontidão para a abertura das escolas, quando necessário, para auxílio da SMS e de qualquer chamado de urgência.

* A PMDC publicou o DECRETO MUNICIPAL 7.546, em 31/03, aumentando a restrição de circulação de pessoas na cidade. Entre as determinações estão a suspensão de atividades comerciais pelo período de 15 dias, como teatros, cinemas, shopping centers, estabelecimentos comerciais similares, além de bar, boteco e afins. Os estabelecimentos que não cumprirem as restrições estabelecidas no Decreto Municipal ficam sujeitos as determinações da Lei.

* Desde 23/03, agentes da vigilância sanitária estão nas ruas
ajudando o comércio que precisa se manter em funcionamento a garantir as condições de higiene necessárias para o atendimento seguro aos clientes. Os funcionários ligados à SMS estão promovendo um importante trabalho de orientação e proteção aos clientes e trabalhadores do comércio.

* A PMDC informa que a 1ª Fase da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe no município, alcançou nesta quinta-feira (9), o quantitativo (parcial) de 72.468 doses aplicadas. Até agora foram imunizados 64.621 idosos de 60 anos e mais; e 7.834 profissionais da saúde.

* A PMDC prossegue com a 1ª fase da Campanha Nacional de Vacinação até o dia 15/04, nas seguintes unidades de saúde: CMSDC – Centro Municipal de Saúde de Duque de Caxias (Centro); CRAESM – Centro de Referência de Atenção Especializada à Saúde da Mulher (Xerém); UPH – Unidades Pré Hospitalares de Campos Elíseos, Imbariê, Saracuruna, Pilar, Parque Equitativa e Xerém; e nas UBSs - Unidades Básicas de Saúde: José Camilo dos Santos (Primavera), Sarapuí, Alaíde Cunha (Copacabana), Dr. José de Freitas (Vila Operária), Dr. Antônio Granja (Parque Fluminense) e Barão do Amapá (Amapá). A primeira fase da campanha tem o objetivo de proteger os mais vulneráveis (idosos) e os profissionais de Saúde.

* A PMDC está disponibilizando uma equipe de vacinação para imunizar idosos em asilos do município, seguindo uma programação elaborada pela Central de Vacinas da Secretaria Municipal de Saúde. Teve início em 30/03, a vacinação em domicílio para idosos acamados, cadastrados nas áreas das unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) e no SAD – Serviço de Atendimento Domiciliar. Os idosos acamados, que não estejam cadastrados, devem solicitar a vacinação em domicílio, através do telefone (21) 2771-8342, até o dia 15/04.

* O prefeito Washington Reis sancionou uma lei, em 26 de março, cedendo benefício de R$50,00 por mês aos alunos da rede
municipal de ensino da cidade. O objetivo da medida é suprir a
necessidade de alimentação dos 72.300 estudantes durante a suspensão das aulas por causa da pandemia.

* A PMDC ressalta que as aulas nas unidades da FUNDEC também estão
suspensas. A Fundação emitiu, na terça-feira (24/03), a Portaria n.21/2020 reforçando a necessidade do fechamento do plantão administrativo diário. O documento esclarece que os coordenadores dos Centros de Ensino estarão em atendimento remoto.

* Entre as medidas adotadas pela Prefeitura estão a criação de 326 novos
leitos na rede municipal de saúde do município, sendo 100 leitos no novo
hospital adquirido pela Prefeitura para atendimento específico aos casos
de coronavírus na cidade; 56 leitos no Hospital Municipal dr. Moacyr
Rodrigues do Carmo (HMMRC), que devem ser inaugurados nos próximos dias, além de 5 leitos de CTI no HMMRC, atendendo exclusivamente pacientes de Covid-19; 20 leitos na Policlínica Duque de Caxias; 10 leitos de CTI pediátrico no Hospital Infantil Ismélia da Silveira; 40 leitos nas seis UPHs da cidade, com atendimento 24 horas; e 100 leitos na nova Maternidade de Santa Cruz da Serra, que poderão ser usados em caso de necessidade.

* Novos investimentos estão sendo feitos na rede municipal de saúde, em
um valor total de R$100 milhões, para prevenção e combate ao Novo
Coronavírus.

* A PMDC esclarece que, sobre o funcionamento das unidades de saúde,
foram feitas as seguintes modificações:
- Hospital do Olho Julio Cândido de Brito – Atendimento restrito somente
aos pacientes de retorno cirúrgico
- Policlínica Duque de Caxias - Atendimento restrito somente para troca
de receita, entrega de medicamentos e pacientes em tratamento oncológico
- Centro de Saúde Auditiva Eurico Miranda - Unidade temporariamente
fechada
- Hospital Municipal dr. Moacyr Rodrigues do Carmo - Estão suspensas
temporariamente consultas e exames ambulatoriais. Atendimento somente para urgências e emergências. Estamos restringindo as visitas a
pacientes hospitalizados
- UPA Beira Mar - Prioridade de atendimentos emergenciais para pacientes sintomáticos respiratórios
- CRAESM (Centro de Referência e Atenção Especializada à Saúde da
Mulher) – Em funcionamento
- CER IV (Centro Especializado de Reabilitação) – Em funcionamento
- Hospital Infantil Ismélia da Silveira (HISS) - Estão suspensas temporariamente consultas de primeira vez e cirurgias eletivas.
Atendimento somente para troca de receitas a pacientes crônicos, entrega
de insumos para pacientes do Programa de Diabetes e Intolerância Alimentar (PADAI), imobilização ortopédica, revisões e retornos pós-operatórios.
- UPA Infantil Dr. Walter Garcia - Atendimentos de emergência para
crianças de 0 a 13 anos. Só é permitido 01 acompanhante por criança. As
visitas estão suspensas.

* A Defesa Civil Municipal está orientando a população, através das
sirenes de alerta de chuva nas comunidades, a respeito das medidas a
serem tomadas em prevenção ao COVID-19.

* Com relação ao transporte público, a PMDC, através da Secretaria
Municipal de Transporte e Serviços Público, informa que uma circular foi
encaminhada às empresas que exploram as linhas municipais, determinando a higienização diária dos coletivos e a limpeza ou substituição dos filtros dos aparelhos de ar condicionado. O órgão determinou também que os ônibus das linhas municipais circulem apenas com passageiros sentados. A empresa que não cumprir a determinação poderá ser penalizada, como prevê a concessão da Prefeitura.

* Sobre as feiras livres, a SMTSP informa que a partir de terça-feira
(24/03) todas estão suspensas pelos próximos 15 dias. A medida tem por
objetivo a prevenção do contágio e o combate à propagação do coronavírus (COVID-19) no município. As feiras livres são realizadas nos seguintes bairros: Vila Operária (terça-feira), Centenário (quarta-feira), Cinco de Maio (quinta-feira), Vila São Luiz (sexta-feira), Jardim Gramacho,
Figueira, Dr. Laureano, Nova Campinas e Xerém (sábado), Gramacho, Jardim Primavera, Santa Cruz da Serra, Saracuruna, Imbariê e Centro (domingo).

* A Guarda Municipal de Duque de Caxias, subordinada a Secretaria
Municipal de Políticas de Segurança, Infraestrutura Urbana e Gestões
Tecnológicas, está com equipes de agentes apoiando as medidas restritivas de acessos às estações ferroviárias e nas ruas com GMs da
ROMU – Ronda Ostensiva Municipal. Ressalta ainda, que também conta com equipes de trânsito circulando pelo município.

* A PMDC informa que as unidades da rede municipal de saúde (hospitais,
unidades de emergência e atenção básica) estão cientes quanto aos
procedimentos a serem tomados em caso de ocorrência da doença no
município. Havendo alguma suspeita, as unidades de saúde deverão
encaminhá-las ao laboratório de referência estadual, além de
notificá-las em até 24 horas.

* A PMDC ressalta que o Departamento de Vigilância em Saúde da SMS
solicitou um acréscimo na compra de máscaras descartáveis e álcool gel,
para atender às demandas das unidades.

* A PMDC tem feito novas reuniões de capacitação junto à rede municipal
de saúde e está desenvolvendo uma campanha de conscientização da
população. Através da divulgação da campanha, os moradores estão sendo orientados sobre as práticas de higiene das mãos e a respeito de regras de etiqueta respiratória.

* A PMDC pede que a população não compartilhe fake news e só divulgue
informações vindas dos meios de comunicação oficiais da Prefeitura de
Duque de Caxias.

* A PMDC esclarece que todas as secretarias municipais estão mobilizadas
para o combate à disseminação do COVID-19. Seguiremos os protocolos
nacionais e internacionais recomendados.

* A PMDC sugere que a população evite locais com aglomeração e
superlotação de pessoas. Devem ser evitados, especialmente, locais
fechados. Ressalta que pessoas com baixa imunidade devido a problemas de saúde como asma, pneumonia, tuberculose, câncer, doenças renais crônicas e transplantados devem reforçar os cuidados de prevenção ao COVID-19.

* A PMDC criou um novo portal para facilitar o acesso às informações
sobre as medidas adotadas pelo município para o enfrentamento ao novo
Coronavírus. Nele, serão publicadas diariamente matérias e atualizações
sobre a situação de combate ao vírus na cidade. O objetivo é manter em
segurança a população e evitar a disseminação da doença. Para acessar o
novo portal, basta clicar no link a seguir: https://coronavirus.duquedecaxias.rj.gov.br/

folder_openTags