X
Mais pesquisados

HOSPITAL VETERINÁRIO DE DUQUE DE CAXIAS COMPLETA UM MÊS COM MAIS DE 3.475 ATENDIMENTOS REALIZADOS

access_time02/08/2022 19:27

O município de Duque de Caxias, em especial os “pets”, ganharam nesta segunda-feira, 1º de agosto, um motivo muito especial para comemorar. Ao completar um mês de funcionamento, o Hospital Municipal Veterinário superou todas as expectativas, batendo a marca de 3.475 atendimentos realizados nesse período.

IPTU 2024: CONTRIBUINTE DE DUQUE DE CAXIAS TEM ATÉ O DIA 24 DE JANEIRO PARA PAGAR O IMPOSTO COM 7% DE DESCONTO

access_time08/01/2024 15:33

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Fazenda, divulga a tabela de pagamento do IPTU 2024. Conforme estabelecido pelo calendário tributário da cidade para o exercício financeiro de 2024, o pagamento do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) poderá ser realizado em cota única, com duas opções de vencimento:

PREFEITURA DE DUQUE DE CAXIAS CONFIRMA O PRIMEIRO CASO DE CORONAVÍRUS NO MUNICÍPIO

access_time23/03/2020 17:37

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, registra o primeiro caso confirmado de Covid-19 no município. Trata-se de uma mulher, de 23 anos, profissional de saúde e que trabalha em hospital privado do município do Rio de Janeiro. A paciente, sem histórico de viagem, foi atendida em hospital da rede privada, no município de Duque de Caxias, com quadro de síndrome gripal.

SMMAPA DE DUQUE DE CAXIAS SUPERA NÚMERO DE RESGATES DE ANIMAIS SILVESTRES NO MUNICÍPIO

SMMAPA DE DUQUE DE CAXIAS SUPERA NÚMERO DE RESGATES DE ANIMAIS SILVESTRES NO MUNICÍPIO

person access_time18/03/2023 13:30

Nos últimos anos, a Prefeitura de Duque de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal (SMAPA), vem realizando inúmeros atendimentos para o resgate de animais silvestres na cidade. Entre 2019 e os primeiros meses de 2023, o número de casos chegou a 432.

Foram resgatadas várias espécies de animais silvestres, como Tucano-Toco, Gambás, aves como a Juruva-verde, Caburé-miudinho (a menor coruja brasileira), Corujinha-do-mato, Tatu-bola, Jiboia-constritora, Bicho-preguiça, Falcão-de-coleira, Jacaré-de-papo-amarelo, Bugio e Mico-estrela. A grande maioria dos atendimentos foi feito a gambás.

Atendendo ao critério do Resgate de Animal Silvestre em ambiente urbano, aqueles que se encontram saudáveis e pertençam à fauna local são soltos em unidades de conservação do município. Os feridos são encaminhados para o CETAS - Centro de Triagem de Animais Silvestres do IBAMA, para recebimento dos cuidados necessários e posterior avaliação da possibilidade de reintrodução ao habitat natural.

No ano passado, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal de Duque de Caxias foi acionada para resgatar uma onça parda que estava alojada na árvore de uma residência, em Xerém. De imediato, o INEA, que tem funcionários e equipamentos especializados para operacionalizar resgates de fauna silvestre, foi mobilizado.

A equipe escalada traçou a melhor estratégia, com objetivo de minimizar o estresse do animal, que vem sendo grandemente ameaçado de extinção, devido à caça ilegal e perda de habitat. Após ser cogitada a possibilidade de acompanhamento da volta voluntária do animal ao seu ambiente, os veterinários e biólogos da SMAPA e INEA optaram por anestesiar o felino para levá-lo a um local mais apropriado.
Entre o momento de aplicação da anestesia e a soltura em uma unidade federal, o tempo transcorrido foi de aproximadamente três horas, sendo o mesmo isolado, sem risco para o animal e sem contato com as pessoas. Para realizar a operação, foi necessária uma força tarefa multidisciplinar de diferentes áreas de conhecimento, que contou com a participação de cerca de 25 agentes. A onça foi solta numa reserva federal.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal aconselha toda a população para que, caso encontrem animais silvestres em áreas públicas ou domiciliares, não devem mexer, manipular, ou alimentar indevidamente. O correto é entrar em contato com o setor responsável pela proteção animal, através do telefone (21) 2776-8704.
A Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal de Duque de Caxias fica localizada na Alameda James Franco, 03, em Jardim Primavera.

folder_openTags