coronavírus

HOSPITAL VETERINÁRIO DE DUQUE DE CAXIAS COMPLETA UM MÊS COM MAIS DE 3.475 ATENDIMENTOS REALIZADOS

access_time02/08/2022 19:27

O município de Duque de Caxias, em especial os “pets”, ganharam nesta segunda-feira, 1º de agosto, um motivo muito especial para comemorar. Ao completar um mês de funcionamento, o Hospital Municipal Veterinário superou todas as expectativas, batendo a marca de 3.475 atendimentos realizados nesse período.

PREFEITURA DE DUQUE DE CAXIAS CONFIRMA O PRIMEIRO CASO DE CORONAVÍRUS NO MUNICÍPIO

access_time23/03/2020 17:37

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, registra o primeiro caso confirmado de Covid-19 no município. Trata-se de uma mulher, de 23 anos, profissional de saúde e que trabalha em hospital privado do município do Rio de Janeiro. A paciente, sem histórico de viagem, foi atendida em hospital da rede privada, no município de Duque de Caxias, com quadro de síndrome gripal.

IPTU 2024: CONTRIBUINTE DE DUQUE DE CAXIAS TEM ATÉ O DIA 24 DE JANEIRO PARA PAGAR O IMPOSTO COM 7% DE DESCONTO

access_time08/01/2024 15:33

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Fazenda, divulga a tabela de pagamento do IPTU 2024. Conforme estabelecido pelo calendário tributário da cidade para o exercício financeiro de 2024, o pagamento do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) poderá ser realizado em cota única, com duas opções de vencimento:

SMMAPA DE DUQUE DE CAXIAS SUPERA NÚMERO DE RESGATES DE ANIMAIS SILVESTRES NO MUNICÍPIO

person access_time18/03/2023 13:30

Nos últimos anos, a Prefeitura de Duque de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal (SMAPA), vem realizando inúmeros atendimentos para o resgate de animais silvestres na cidade. Entre 2019 e os primeiros meses de 2023, o número de casos chegou a 432.

Foram resgatadas várias espécies de animais silvestres, como Tucano-Toco, Gambás, aves como a Juruva-verde, Caburé-miudinho (a menor coruja brasileira), Corujinha-do-mato, Tatu-bola, Jiboia-constritora, Bicho-preguiça, Falcão-de-coleira, Jacaré-de-papo-amarelo, Bugio e Mico-estrela. A grande maioria dos atendimentos foi feito a gambás.

Atendendo ao critério do Resgate de Animal Silvestre em ambiente urbano, aqueles que se encontram saudáveis e pertençam à fauna local são soltos em unidades de conservação do município. Os feridos são encaminhados para o CETAS - Centro de Triagem de Animais Silvestres do IBAMA, para recebimento dos cuidados necessários e posterior avaliação da possibilidade de reintrodução ao habitat natural.

No ano passado, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal de Duque de Caxias foi acionada para resgatar uma onça parda que estava alojada na árvore de uma residência, em Xerém. De imediato, o INEA, que tem funcionários e equipamentos especializados para operacionalizar resgates de fauna silvestre, foi mobilizado.

A equipe escalada traçou a melhor estratégia, com objetivo de minimizar o estresse do animal, que vem sendo grandemente ameaçado de extinção, devido à caça ilegal e perda de habitat. Após ser cogitada a possibilidade de acompanhamento da volta voluntária do animal ao seu ambiente, os veterinários e biólogos da SMAPA e INEA optaram por anestesiar o felino para levá-lo a um local mais apropriado.
Entre o momento de aplicação da anestesia e a soltura em uma unidade federal, o tempo transcorrido foi de aproximadamente três horas, sendo o mesmo isolado, sem risco para o animal e sem contato com as pessoas. Para realizar a operação, foi necessária uma força tarefa multidisciplinar de diferentes áreas de conhecimento, que contou com a participação de cerca de 25 agentes. A onça foi solta numa reserva federal.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal aconselha toda a população para que, caso encontrem animais silvestres em áreas públicas ou domiciliares, não devem mexer, manipular, ou alimentar indevidamente. O correto é entrar em contato com o setor responsável pela proteção animal, através do telefone (21) 2776-8704.
A Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal de Duque de Caxias fica localizada na Alameda James Franco, 03, em Jardim Primavera.