SEMINÁRIO DISCUTE LUTA CONTRA O RACISMO

O Centro Cultural Casa de Pedra em parceria com o Conselho de Defesa dos Direitos do Negro e Promoção da Igualdade Racial e Étnica de Duque de Caxias (COMDEDINEPIR), promoveu, nesta sexta-feira, 16/03, no andar térreo da Biblioteca Governador Leonel de Moura Brizola, o seminário “Múltiplos Olhares pensando o município de Duque de Caxias e Defesa da Mulher”. O evento contou com o apoio da Prefeitura de Duque de Caxias e a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
A secretária municipal de Cultura e Turismo, Daniele Reis, reforçou a importância destes momentos de reflexão. “Estamos aqui para somar e apoiar ações que promovam o diálogo. Reafirmo que nada justifica o preconceito, o racismo e o ódio. Devemos ser tolerantes e insistir, sempre, no consenso porque, assim, construiremos uma cidade saudável que abraça a todos,” disse.
Logo após, o presidente do Conselho, Wilson Gonçalves, corroborou a fala da secretária de Cultura e Turismo, afirmando que este momento é de reflexão dos direitos do negro na sociedade. “Quero reiterar que o objetivo do conselho é começar a discussão no sentido de que nós negros somos a maioria e devemos ter consciência disso. Eu também quero alertar a todos aqueles que sintam-se violados, discriminados podem nos procurar que daremos as orientações necessárias”.
A solenidade contou com a presença de representantes da sociedade civil e governamental, entre eles: o presidente do COMDEDINEPIR, Wilson Gonçalves, a vice-presidente do COMDEDINEPIR e gestora do Centro Cultural Casa de Pedra , Aryane de Souza, a secretária de Cultura e Turismo, Daniele Reis, o coordenador da Pastoral Afro DC, José Zumba, a advogada da OAB de Duque de Caxias, Cândida Helena, e o professor Eduardo Monteiro.