SEMANA DO MEIO AMBIENTE É CELEBRADA EM DUQUE DE CAXIAS

person access_time05/06/2019 16:55

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, iniciou nesta terça-feira (04/06), na Biblioteca Municipal Leonel de Moura Brizola, a Semana do Meio Ambiente. A mesa diretora do encontro contou com a participação do secretário de Meio Ambiente, Celso Luis, o subsecretário Vitor Hugo Kacz, o subsecretário de Defesa Civil, André Xavier, a secretária de Educação, Cláudia Viana, a representante da Sociedade Civil / Membro do Conselho de Meio Ambiente, Helenita Bezerra, e a subsecretária de Cultura e Turismo, Simone Sangelis. A ação acontece de 04 a 07/06.

A Semana do Meio Ambiente deste ano tem como tema “O Consumo Consciente”. A iniciativa leva à reflexão sobre o que é consumo consciente, entendendo que o consumo de toda e qualquer coisa, seja um produto ou serviço, traz consigo consequências positivas e negativas. O ato de consumir afeta não apenas quem faz a compra, mas também o meio ambiente, a economia e a sociedade como um todo. Por isso, é tão importante refletir sobre os hábitos de consumo, estar atento à real necessidade do que é consumido e aos possíveis impactos que uma compra pode causar.

Na abertura, a atividade teve palestras com depoimentos e conscientização de representantes da Lei Seca, Cedae, Sesc, Light, Guardiões do Mar e a Rede Recicla Verde. A ação contou ainda com apresentação da Orquestra Tubônica, do corpo de ballet da Escola Municipal Márcio Fiat e do Grupo Luar Sem Limites, e também exposições de captação de água de chuva, uma miniestação de tratamento de água e de organismos encontrados na Baía de Guanabara e em manguezais.

Na Escola Municipal Regina Celi, em Jardim Primavera, a programação desta quarta-feira (05/06), conta com exposição de captação de água de chuva, oficinas de jardim sensorial e de tintas naturais, rodas de conversas sobre tráfico de animais, atividades recreativas e o Cine SESC. Além de serviços gratuitos de cortes de cabelo e manicure promovidos pela Fundec.

“O tema da semana do meio ambiente é muito apropriado, sustentabilidade, a conscientização ela é muito importante, a segregação facilita não só a vida do homem público, em questão da coleta seletiva, da coleta dos lixos domiciliares, mas também contribuímos muito na proteção do meio ambiente”, disse o secretário municipal do Meio Ambiente, Celso Luis.