SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PROMOVE ENCONTRO COM DIRETORES PARA TRATAR DOS TEMAS ‘OUVIDORIA E HOSPITALIDADE’ NAS UNIDADES DE SAÚDE DE DUQUE DE CAXIAS
A Secretaria Municipal de Saúde de Duque de Caxias, por meio da Subsecretaria de Atenção Especializada, promoveu, nesta segunda-feira (3), no auditório do Hospital Municipalizado Adão Pereira Nunes (HMAPN), um evento voltado para a capacitação das direções das unidades da rede de saúde municipal. O encontro tratou do tema “Ouvidoria e Hospitalidade – Caminhos para excelência na experiência do paciente”, com o objetivo de fortalecer a jornada de cuidado, unindo estrategicamente ouvidoria e hospitalidade, para oferecer a melhor experiência aos pacientes e aos familiares destes.
Participaram da mesa de abertura a Dra. Mariana Menezes, subsecretária de Atenção Especializada; Juliana Lopes, diretora da Ouvidoria Setorial; o ouvidor-geral do município de Duque de Caxias, Edrísio Avelino da Costa; e Dra. Célia Guerra, diretora do Departamento de Atenção à Saúde (DAS).
“Estamos reunidos com as direções das unidades para falar de temas muito relevantes para o nosso trabalho: ouvidoria e hospitalidade. Para isso, convidamos uma palestrante que é especialista nesse tema, ressaltando sempre a importância de oferecer uma experiência de excelência para os pacientes atendidos em nossas unidades de saúde”, destacou Dra. Mariana Menezes, subsecretária de Atenção Especializada.
Em sua fala, a palestrante Jullyana Mezabarba, especialista em experiência do paciente, reforçou que a ouvidoria e a hospitalidade são caminhos complementares e essenciais para alcançar a excelência na experiência do paciente, atuando na escuta ativa, no acolhimento humanizado e na melhoria contínua dos serviços de saúde.
“Agradeço por este convite e é sempre um grande prazer poder compartilhar um pouco das melhores práticas e oportunidades, para que o cidadão possa ter, cada vez, melhores experiências ao buscar os serviços de saúde em Duque de Caxias”, declarou Jullyana Mezabarba.
Responsável pela Ouvidoria Geral do município, Edrísio Avelino da Costa, reforçou o papel das ouvidorias como canais de cidadania e de transparência.
“Seguimos trabalhando para que o Sistema Municipal de Ouvidoria continue ouvindo com atenção as necessidades dos cidadãos de Duque de Caxias, utilizando a tecnologia como aliada, por meio da plataforma Colab, dos canais de atendimento da própria OGM, da Ouvidoria Setorial da Saúde e demais setoriais. Nossos objetivos são ouvir, orientar e fortalecer o diálogo entre o cidadão e o poder público, contribuindo para a melhoria das políticas públicas e garantindo mais eficiência e qualidade no atendimento às demandas da população”, destacou Edrísio.
VOCÊ JÁ CONHECE O COLAB?
O Colab foi criado para oferecer aos munícipes uma ferramenta prática e acessível de diálogo com a prefeitura, permitindo aos usuários acompanhar, em tempo real, o andamento de suas solicitações. Além disso, a plataforma representa um importante avanço na gestão pública, ao possibilitar o mapeamento mais preciso das necessidades de cada região, contribuindo para a otimização dos recursos e para a eficácia das ações municipais.
.jpeg)
Em pouco mais de seis meses de funcionamento, o aplicativo já foi baixado por mais de 12.960 duque-caxienses, resultando em mais de 10.760 demandas resolvidas por intermédio do Sistema de Ouvidoria e 15.830, na solicitação direta de serviços por meio da Zeladoria, o que representa um índice de resolução de aproximadamente 73% em Ouvidoria e 85% para Zeladoria.
O Colab, aplicativo que aproxima a Prefeitura de Duque de Caxias dos moradores, está disponível para download gratuito nas plataformas Android e iOS.
