SECRETARIA DE SAÚDE REALIZA 1º CURSO COM FOCO NA INSERÇÃO, REVISÃO E REMOÇÃO DE DISPOSITIVO INTRAUTERINO (DIU) EM DUQUE DE CAXIAS
A Secretaria Municipal de Saúde de Duque de Caxias, por meio da Subsecretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS), está realizando o primeiro Curso Saúde Sexual e Reprodutiva, com ênfase na inserção de Dispositivo Intrauterino (DIU), para Enfermeiros do município de Duque de Caxias. O curso, que acontece entre os dias 22 e 24/07, conta ainda com as parcerias da Secretaria Estadual de Saúde (SES-RJ), COREN-RJ e da Consultoria da Atenção Primária.
A abertura do curso aconteceu nesta terça-feira (22), no auditório da PMDC, em Jardim Primavera, com as presenças da Secretária Municipal de Saúde, Dra. Célia Serrano; do Subsecretário Municipal de Atenção Primária, Carlos Rafael Freitas; da Responsável Técnica do Planejamento Reprodutivo (SMSDC), Diany Riqueta; da Coordenadora da Estratégia de Saúde da Família (SMSDC), Rita de Cássia Silva e da Assessora da Superintendência de Atenção Primária à Saúde e apoio à Coordenação de Saúde da Mulher (SES-RJ), Renata Alves.
“Duque de Caxias é o primeiro município a realizar este curso na Metropolitana I, sendo o pioneiro na Baixada Fluminense. Oferecendo esse treinamento para nossos enfermeiros, o município dá mais um passo importante na progressão da nossa assistência na Atenção Primária e do Programa de Saúde Reprodutiva”, declarou a Secretária Municipal de Saúde, Dra. Célia Serrano.

Nesta primeira edição da capacitação, participam enfermeiras(os) da Atenção Primária, da Maternidade Santa Cruz da Serra e do Centro Municipal de Saúde de Duque de Caxias. O curso é composto por 30 horas de aulas teóricas e 40 horas de aulas práticas, com o objetivo de qualificar a assistência, de reduzir número de óbitos materno infantil por gravidez indesejada e de empoderar a mulher na decisão do momento adequado para engravidar.
“Estamos iniciando hoje o primeiro curso de DIU para Enfermeiros. Nosso objetivo é que, a partir desta formação, o município possa contar com mais profissionais capacitados para atuar no apoio à Saúde Reprodutiva. Com essa formação, pretendemos facilitar o acesso ao DIU àquelas mulheres que optarem por esse contraceptivo nas unidades da rede municipal”, explica o Subsecretário de Atenção Primária, Carlos Rafael Freitas.
.jpeg)
O Ministério da Saúde também marcou presença, de forma virtual, na abertura da capacitação, por intermédio das representantes da equipe de apoio ao Estado do Rio de Janeiro e Municípios, Fernanda Caetano e Luanna Estanislau. Os próximos encontros acontecem nos dias 23 e 24/07, no auditório da Rede BR, em Jardim Primavera.
