SECRETARIA DE SAÚDE PROMOVE AÇÕES PELO DIA ESTADUAL DE COMBATE À HANSENÍASE EM DUQUE DE CAXIAS
A Secretaria Municipal de Saúde de Duque de Caxias, através do Departamento de Vigilância em Saúde e Programa de Hanseníase, divulga o calendário de atividades programadas no município, pelo Dia Estadual de Combate à Hanseníase, comemorado no dia 05 de agosto.
Entre os dias 1° e 29 de agosto, estão programadas ações de conscientização, prevenção e luta contra a Hanseníase em dez unidades de saúde da rede municipal. O público terá acesso a exame de pele (avaliação de manchas e lesões) para rastreamento, além de palestras e distribuição de material informativo.
O Dia Estadual de Combate à Hanseníase tem o objetivo de alertar a população sobre os sinais e sintomas da doença, além de incentivar a procura pelos serviços de saúde. A hanseníase é uma doença crônica, transmissível, de notificação compulsória e investigação obrigatória em todo território nacional. Possui como agente etiológico o Mycobacterium leprae, bacilo que tem a capacidade de infectar grande número de indivíduos, e atinge principalmente a pele e os nervos periféricos com capacidade de ocasionar lesões neurais, conferindo à doença um alto poder incapacitante, principal responsável pelo estigma e discriminação às pessoas acometidas pela doença.
Onde Tratar a Hanseníase
O município de Duque de Caxias disponibiliza o tratamento e acompanhamento da doença nas seis Unidades Pré Hospitalares (UPHs), Centro Municipal de Saúde (CMSDC), UBS Antônio Granja, Hospital Municipal Duque e nas unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF). O tratamento dura, em média, de seis meses a um ano, e os medicamentos são seguros e eficazes. Ainda no início do tratamento, a doença deixa de ser transmitida. Familiares, colegas de trabalho e amigos, além de apoiarem o tratamento, devem comparecer nos postos de saúde para serem examinados e vacinados. O tratamento da hanseníase é ambulatorial, ou seja, não necessita de internação.
Confira as unidades de saúde, dias e horários das ações pelo Dia de Combate a Hanseníase:
* 01/08 – UPH Parque Equitativa, das 9h às 12h
(Av. Automóvel Clube – Parque Equitativa)
* 02/08 – UBS Antônio Granja, das 9h às 12h
(Rua Guanabara – Parque Fluminense)
* 05/08 - UPH Xerém, das 9h às 12h
(Rua Nóbrega Ribeiro, s/n – Xerém)
* 05/08 – UPH Campos Elíseos, das 9h às 12h
(Av. Actura, 333 – Campos Elíseos)
* 08/08 – UPH Imbariê, das 9h às 12h
(Rua Santa Catarina – Imbariê)
* 09/08 – CMSDC - Centro Municipal de Saúde, das 9h às 12h
(Rua General Gurjão – Centro)
* 16/08 – ESF Jardim Gramacho, das 9h às 12h
(Av. Monte Castelo, 996, Jardim Gramacho)
* 18/08 – UPH Saracuruna, das 9h às 12h
(Av. Presidente Roosevelt, s/n – Parque Uruguaiana)
* 28/08 – UPH Pilar, das 9h às 12h
(Rua Carlos Alvear, s/n, Pilar)
* 29/08 – Hospital Duque, das 9h às 12h
(Av. Dr. Manoel Lucas, s/n – Parque Senhor do Bonfim)
