X
Mais pesquisados

HOSPITAL VETERINÁRIO DE DUQUE DE CAXIAS COMPLETA UM MÊS COM MAIS DE 3.475 ATENDIMENTOS REALIZADOS

access_time02/08/2022 19:27

O município de Duque de Caxias, em especial os “pets”, ganharam nesta segunda-feira, 1º de agosto, um motivo muito especial para comemorar. Ao completar um mês de funcionamento, o Hospital Municipal Veterinário superou todas as expectativas, batendo a marca de 3.475 atendimentos realizados nesse período.

IPTU 2024: CONTRIBUINTE DE DUQUE DE CAXIAS TEM ATÉ O DIA 24 DE JANEIRO PARA PAGAR O IMPOSTO COM 7% DE DESCONTO

access_time08/01/2024 15:33

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Fazenda, divulga a tabela de pagamento do IPTU 2024. Conforme estabelecido pelo calendário tributário da cidade para o exercício financeiro de 2024, o pagamento do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) poderá ser realizado em cota única, com duas opções de vencimento:

PREFEITURA DE DUQUE DE CAXIAS CONFIRMA O PRIMEIRO CASO DE CORONAVÍRUS NO MUNICÍPIO

access_time23/03/2020 17:37

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, registra o primeiro caso confirmado de Covid-19 no município. Trata-se de uma mulher, de 23 anos, profissional de saúde e que trabalha em hospital privado do município do Rio de Janeiro. A paciente, sem histórico de viagem, foi atendida em hospital da rede privada, no município de Duque de Caxias, com quadro de síndrome gripal.

SECRETARIA DE SAÚDE DE DUQUE DE CAXIAS PROMOVE CAPACITAÇÃO SOBRE ENTREGA VOLUNTÁRIA DE BEBÊS PARA ADOÇÃO

SECRETARIA DE SAÚDE DE DUQUE DE CAXIAS PROMOVE CAPACITAÇÃO SOBRE ENTREGA VOLUNTÁRIA DE BEBÊS PARA ADOÇÃO

person access_time28/03/2024 16:42

A Secretaria Municipal de Saúde de Duque de Caxias, através do Departamento de Humanização (DH), realizou, nos dias 13 e 14 de março, no auditório da Prefeitura de Duque de Caxias, o evento “Capacitação Sobre a Entrega Legal/Voluntária de Bebês para Adoção”.

Os encontros tiveram como público-alvo profissionais da rede de Atenção à Saúde do município de Duque de Caxias, oferecendo orientações para que possam realizar o acolhimento humanizado de gestantes ou puérperas que manifestem o interesse em entregar o bebê à adoção, de acordo com a Lei Ordinária nº 8594/2019.

A capacitação contou com 92 participantes, representantes das redes de saúde e de garantia de direitos no município, fortalecendo o diálogo e a integração entre diferentes setores. As palestras foram ministradas por Suzi Faria (Departamento de Humanização da SMSDC); Thaís Azevedo e Conceição Bernardo (Departamento de Atenção Primária da SMSDC); Roseanne Soares (Maternidade Municipal de Santa Cruz da Serra); Camila Marques e Juliana Sales (Tribunal de Justiça -RJ), tratando dos seguintes temas: o que é entrega legal/voluntária; como funciona; aspectos técnicos/jurídico e protocolos de atendimento. Os participantes receberam certificado de participação com carga horária de quatro horas.

Participaram da mesa de abertura do evento o prefeito Wilson Reis; a Diretora do Departamento de Atenção à Saúde (DAS-SMSDC), Célia Guerra; e a Diretora do Departamento de Humanização (DH-SMSDC), Amélia Purcino.

O que é a entrega voluntária de bebês para adoção
Ainda pouco conhecida pela população, a entrega voluntária de crianças recém-nascidas para adoção é um procedimento legal, previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), criado para oferecer alternativa ao simples abandono ou até mesmo a esquemas irregulares de adoção. A lei garante o sigilo total à mulher grávida que faça a entrega voluntária, incluindo o segredo sobre o próprio nascimento da criança. A ideia é proteger a gestante que não possa ou não queira ficar com o bebê, garantindo que ela depois não seja responsabilizada. A mulher que desejar entregar seu bebê à adoção será encaminhada à Vara da Infância e Juventude para que seja formalizado o procedimento judicial e designado o atendimento pela equipe interprofissional. Todo o procedimento foi inserido no ECA, pela Lei 13.509/2017.

folder_openTags