coronavírus
X
Mais pesquisados

HOSPITAL VETERINÁRIO DE DUQUE DE CAXIAS COMPLETA UM MÊS COM MAIS DE 3.475 ATENDIMENTOS REALIZADOS

access_time02/08/2022 19:27

O município de Duque de Caxias, em especial os “pets”, ganharam nesta segunda-feira, 1º de agosto, um motivo muito especial para comemorar. Ao completar um mês de funcionamento, o Hospital Municipal Veterinário superou todas as expectativas, batendo a marca de 3.475 atendimentos realizados nesse período.

PREFEITURA DE DUQUE DE CAXIAS CONFIRMA O PRIMEIRO CASO DE CORONAVÍRUS NO MUNICÍPIO

access_time23/03/2020 17:37

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, registra o primeiro caso confirmado de Covid-19 no município. Trata-se de uma mulher, de 23 anos, profissional de saúde e que trabalha em hospital privado do município do Rio de Janeiro. A paciente, sem histórico de viagem, foi atendida em hospital da rede privada, no município de Duque de Caxias, com quadro de síndrome gripal.

PREFEITURA DE DUQUE DE CAXIAS CONVOCA APROVADOS NO CONCURSO DE 2015 DA EDUCAÇÃO

access_time14/05/2019 11:46

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Educação, está convocando os candidatos aprovados no Concurso Público – Edital SME nº 001/2015 para suprir a necessidade de professores da rede municipal de ensino. Estão sendo chamados Professores Especialistas (Orientadores pedagógicos e educacionais), Estimuladores Materno Infantis, Professores I (Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências, Inglês, Artes e Educação Física) e Professores II, que são aqueles que atuam em turmas da Educação Infantil ao primeiro segmento do Ensino Fundamental.

SECRETARIA DE SAÚDE DE DUQUE DE CAXIAS ENCERRA AS ATIVIDADES DO NOVEMBRO AZUL COM AÇÕES NO HOSPITAL DUQUE E FAZENDA PARAÍSO

SECRETARIA DE SAÚDE DE DUQUE DE CAXIAS ENCERRA AS ATIVIDADES DO NOVEMBRO AZUL COM AÇÕES NO HOSPITAL DUQUE E FAZENDA PARAÍSO

person access_time30/11/2022 19:38

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Saúde, encerrou nesta quarta-feira (30) as atividades da campanha Novembro Azul no município. Durante todo mês, o público masculino teve acesso a uma programação variada, com ações voltadas para o cuidado à saúde do homem nas unidades de saúde espalhadas pelos quatro distritos.

Este ano a campanha no município teve como tema “O homem que se cuida é um homem de atitude”, e contou com atividades de conscientização e prevenção, incluindo palestras educativas com temas sobre a prevenção e diagnóstico ao câncer de próstata, distribuição de material informativo, aferição de pressão arterial, verificação de glicemia, avaliação clínica e encaminhamento para Proctologista e Urologista, bem como solicitações para exames (Laboratoriais, PSA, USG de Próstata, entre outros).

A campanha Novembro Azul, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde, através do Departamento de Atenção à Saúde (DAS), contou com o apoio de gestores e colaboradores das unidades de saúde, além da Fundec. A diretora do DAS, Dra Célia Guerra, fez questão de agradecer, em nome da SMS, a todos que contribuíram para o sucesso da campanha, além de destacar a participação da população nas atividades, nos quatro distritos, superando as expectativas da organização.
“Nosso muito obrigado a todos que fizeram dessa campanha um sucesso. É importante destacar também que o cuidado com a saúde do homem não deve ficar restrito ao mês de novembro. As unidades de saúde municipal estão prontas para acolher e atender esses pacientes o ano inteiro”, reforçou Dra. Célia Guerra

Fechando a última semana da campanha, dois eventos foram realizados na terça-feira (29), no Hospital Municipal Duque e na Fazenda Paraíso (Xerém), com palestras, encaminhamentos para consultas, exames e aferição de pressão arterial e glicemia.

A chefe de Enfermagem do Hospital Municipal Duque, Camila Sobrinho Carvalho, e a Enfermeira Alexsandra Modesto ressaltaram a dificuldade que a maioria dos homens têm em buscar atendimento médico, o que pode dificultar a prevenção e o combate às doenças.
“A gente sabe da pouca procura do público masculino aos serviços de saúde, por isso organizamos esse evento, contando com a presença de profissionais de diversas áreas, com palestras informativas e tirando dúvidas, que podem ajudar na prevenção e identificação das doenças que acometem os homens”, destacou a Enfermeira Camila Sobrinho.

Sinais de atenção
Segundo o Ministério da Saúde, os homens brasileiros vivem em média 7 anos a menos que as mulheres. Entre as principais doenças está o câncer de próstata, que atinge grande parte da população masculina. Mesmo assim, o assunto ainda enfrenta barreiras. Quase 50% dos brasileiros nunca foram ao urologista. Apesar de não gerar qualquer tipo de sintoma, o câncer de próstata faz com que haja alguns sinais no corpo, como o endurecimento de regiões da próstata ao tocá-la (toque retal) e aumento dos níveis de Antígeno Específico da Próstata (PSA) – proteína prostática, que quanto mais elevada a taxa no sangue, maior é o risco de câncer na região. A partir desses resultados, é realizada a biópsia pelo médico patologista para avaliar se o paciente tem câncer ou não.

folder_openTags