SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE INTENSIFICA FISCALIZAÇÃO DE FERROS-VELHOS
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizou, nesta quarta-feira, mais uma operação de fiscalização, que resultou na interdição de um ferro-velho e na notificação de outros dois no município.
A ação faz parte de uma série de fiscalizações que vêm sendo intensificadas pela Prefeitura. Em menos de um mês, já foram interditados 9 ferros-velhos e outros 12 notificados, em operações que abrangeram o 1º, 2º e 3º distritos de Duque de Caxias.
De acordo com a secretaria, muitos desses estabelecimentos foram flagrados recebendo cabos de cobre e fios de concessionárias de energia, configurando o crime de receptação. Além disso, diversos não possuíam as licenças ambientais obrigatórias para funcionamento, o que também constitui infração penal. Em alguns casos, os fiscais identificaram ainda furto de energia elétrica.
Diante das irregularidades, diversas pessoas foram conduzidas à Delegacia de Roubos e Furtos, responsável por apurar os crimes.
As operações têm como objetivo coibir infrações ambientais e desestimular a receptação de materiais furtados, como cabos de cobre, tampas de bueiro e trilhos de trem, que comprometem a infraestrutura e a qualidade dos serviços públicos. Tais crimes geram impactos diretos na vida da população, com interrupções no fornecimento de energia elétrica, internet, telefonia e TV por assinatura.
A Prefeitura informou que seguirá com as fiscalizações e reforçou que não haverá tolerância com práticas ilegais que lesem o meio ambiente, a segurança urbana e a qualidade de vida da população de Duque de Caxias.
