SAÚDE PROMOVE CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A FEBRE AMARELA EM DUQUE DE CAXIAS

person access_time16/02/2019 09:51

A Prefeitura de Duque de Caxias, através do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, promove entre os dias 18 e 23 de fevereiro, Campanha de Vacinação Contra a Febre Amarela nos quatro distritos de Duque de Caxias. No sábado, 23/02, acontece o Dia D de Mobilização Contra a Febre Amarela, com ações de imunização no Centro Municipal de Saúde (CMSDC) e em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades Pré Hospitalares (UPH) do município.

A campanha segue a determinação da Secretaria de Estado de Saúde para reforçar o bloqueio contra a febre amarela em todo o estado. Segundo a Dr ª Sandra Vitória Cerqueira Martins, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Duque de Caxias, mesmo com a campanha de vacinação contra a febre amarela em vigor há um ano e meio, ainda há pessoas que não se vacinaram em Duque de Caxias. “A febre amarela é uma doença muito grave, com uma letalidade próxima a 40%. De cada dez pessoas que adquirem a doença, infelizmente quatro vêm a óbito. O Estado do Rio de Janeiro registrou, desde o início do ano de 2018, 262 casos de febre amarela silvestre em humanos, com 84 óbitos”, destaca Dra Sandra Vitória.
Para essa nova etapa da Campanha Contra a Febre Amarela, a SMS está mobilizando as equipes para a realização de ações nos quatro distritos. O objetivo é aumentar o alcance da imunização do público-alvo em Duque de Caxias. Dos 869.476 mil habitantes, cerca de 287.448 receberam a imunização contra a doença até o momento, alcançando 33,06% da população.
Nesta segunda-feira, 18/02, um posto de vacinação estará funcionando, das 9h às 12h, na Praça da Apoteose, no bairro Vila São Luiz (1º Distrito). A unidade do Programa de Saúde da Família – PSF São Bento I e II, localizado na Av. União, no bairro São Bento, também estará imunizando contra a Febre Amarela, das 9h às 12h.

Confira na lista abaixo os dias e locais de vacinação no município:
- Dia 18/02 - Praça da Apoteose (Av. Brasil - Vila São Luiz)
Das 9h às 12h

- Dia 20/02 - Sede da OAB-DC (Av. Perimetral Curupaiti, 312 - Jardim 25 de Agosto)
Das 9h às 17h

- Dia 23/02 - “DIA D DE MOBILIZAÇÃO CONTRA A FEBRE AMARELA”
Locais: Unidades Básicas de Saúde – UBSs / Unidades Pré Hospitalares - UPHs / Centro Municipal de Saúde de Duque de Caxias - CMSDC
Das 8h às 12h

Vacinação nas Unidades do Programa Saúde da Família (PSF):

- Dia 18/02: PSF São Bento I e II (Av. União, Lt 01 - Qd 10 – São Bento)

- Dia 19/02: PSF Gramacho I, II e III (Rua Entre Rios s/n – Vila Leopoldina)

- Dia 19/02: Jardim Gramacho I, II, III e V (Av. Pistóia, s/nº - Jardim Gramacho)